Análise sociológica e reflexão democrática sobre a educação: um diálogo com vantagens recíprocas
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.1994129.06Palavras-chave:
sistemas educativos, análise sociológica, reflexão democrática, sociologia da educação, sistemas de ensino democráticosResumo
Análise sociológica e reflexão democrática configuram dois níveis diferenciados dos sistemas educativos. Não podem ser reduzidos um ao outro. Mas, desde que não se percam de vista as diferenças respectivas, podem ser combinados com vantagem. O artigo propõe um exercício de combinação. Examina alguns desenvolvimentos recentes da sociologia da educação. Analisa, depois, quatro grandes problemas dos sistemas de ensino democráticos: a massificação; a adequação com outros sistemas, em particular o do emprego; a tensão entre rigidez e flexibilização; a tensão entre culturas escolares e culturas populares. Sugere, finalmente, alguns princípios para a construção de consensos democráticos sobre a educação.
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Publicado
1994-12-30
Como Citar
Santos Silva, A. (1994). Análise sociológica e reflexão democrática sobre a educação: um diálogo com vantagens recíprocas. Análise Social, 29(129), 1211–1227. https://doi.org/10.31447/AS00032573.1994129.06
Edição
Secção
Estudos e Notas