Identidade nacional e social dos jovens
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.1990108.05Palavras-chave:
identidade geracional dos jovens, valores e representações dos jovens, identidade social dos jovensResumo
Neste artigo pretende-se reflectir sobre as principais problemáticas suscitadas pelos dados empíricos recolhidos numa das áreas do inquérito nacional realizado pelo projecto «Juventude portuguesa: situações, problemas, aspirações». O objectivo não é tanto proceder a uma síntese de resultados, mas antes a um balanço das principais questões e perspectivas teóricas delas decorrentes. Nas várias áreas de incidência do inquérito foi assinalada a proximidade de práticas, consumos e hábitos de vida dos jovens, emergindo uma identidade geracional, forjada na partilha colectiva de valores e representações que, necessariamente, se sobrepõem à diversidade social dos vários perfis juvenis. Reenviando para a comunhão que duradoura e consistentemente constrói o modo de ser jovem, reactualizando também assim as fronteiras entre gerações, a identidade tem de ser considerada num contexto relacional, isto é, no âmbito da pluralidade das relações que os jovens estabelecem com os seus meios sociais e com os membros das outras gerações. O conceito de identidade torna-se, pois, inseparável do da sua alteridade e, neste sentido, a autora procurou analisar a identidade social dos jovens tendo em conta não só o seu grau de coesão e o sistema de referências que conferem distintividade aos diversos segmentos juvenis, como igualmente o conjunto de diferenças e a natureza das relações que se desenvolvem entre os jovens e os outros.