Seletividade social na escola básica portuguesa: dinâmicas, condições e políticas (2008-2018)
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022244.04Palavras-chave:
igualdade de oportunidades, seletividade social, retenção escolar, ensino básicoResumo
O artigo analisa a evolução das desigualdades de resultados na educação básica em Portugal na última década (2008-2018), tomando como indicador a taxa de retenção e desistência. Este período é especialmente relevante para o efeito, ao integrar um ciclo governamental (2011-2015) que corresponde a uma inversão das orientações políticas da tutela no domínio educativo, no qual existiu um recrudescimento da seletividade social da escola, no que se refere ao reforço da desvantagem dos rapazes, dos alunos estrangeiros e dos que se inserem em famílias pouco escolarizadas. Após este ciclo, assistiu-se ao retorno dos níveis de (des)igualdade do início da década.
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Publicado
2022-09-30
Como Citar
Albuquerque, A., Seabra, T., & da Cruz Martins, S. (2022). Seletividade social na escola básica portuguesa: dinâmicas, condições e políticas (2008-2018). Análise Social, 57(244), 520–543. https://doi.org/10.31447/AS00032573.2022244.04
Edição
Secção
Artigos