Cinema brasileiro, tempo passado e tempo presente: o lugar da memória e a questão racial
DOI:
https://doi.org/10.31447/AS00032573.2016218.07Palavras-chave:
cinema brasileiro, relações raciais, memóriaResumo
O artigo trata da produção simbólica sobre relações raciais no Brasil contemporâneo a partir da análise de três filmes brasileiros realizados nos anos 2000: Filhas do Vento (Joel Zito Araújo, 2004), Quase Dois Irmãos (Lucia Murat, 2004) e Quanto Vale ou é por Quilo (Sérgio Bianchi, 2005). Adota-se como eixo de reflexão o lugar da memória e o recurso ao diálogo entre tempo presente e tempo passado que estas películas utilizam. Propõe-se que o uso de temporalidades diferentes na construção narrativa dessas obras se constitui como estratégia típica do período para falar sobre continuidades e descontinuidades, permanências e mudanças no padrão de interação racial brasileiro, fazendo pensar, portanto, sobre as transformações no modo representação/compreensão das interações raciais no país.