Música popular e fronteiras nacionais: o show Kalunga do Brasil e de Angola
DOI:
https://doi.org/10.31447/202165Palavras-chave:
culturas nacionais, músicas populares Brasil e Angola, circulação transnacional da cultura, Guerra FriaResumo
Este artigo discute como as músicas nacionais-populares do Brasil e de Angola se relacionaram num espaço à escala transnacional de circulação da cultura. Para isto, toma como objeto uma digressão de músicos brasileiros em Angola, em 1980, denominada Projeto Kalunga. Propõe um percurso analítico que apreende o evento enquanto objeto heurístico, isto é, para investigar como se confrontaram as duas formações musicais nacionais nas suas estratégias de nacionalização e de internacionalização. Trata-se de um esforço comparativo entre as duas realidades, priorizando o exame das construções da música nacional e popular angolana no pós-independência, a partir de investigações de campo em Angola, levantamentos de fontes documentais e bibliográficas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-03-15
Como Citar
Mont’Alverne Barreto, M. . (2024). Música popular e fronteiras nacionais: o show Kalunga do Brasil e de Angola. Análise Social, 59(250), 30–55. https://doi.org/10.31447/202165
Edição
Secção
Artigos