Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).Omanuscrito não pode ser submetido em formato PDF.
  • SERÃO SUBMETIDOS DOIS FICHEIROS/DOCUMENTOS EM SEPARADO conforme estrutura indicada nas regras de submissão. Os artigos que não são estruturados de acordo com as regras de submissão e orientações serão rejeitados.
  • A informação de cada um dos autores será inserida nos metadados nomeadamente, nome de cada um dos autores com os títulos académicos e/ou profissionais e respetiva afiliação , e-mail e NÚMERO DE REGISTO NO ORCID
  • O texto está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista. Os artigos que não são apresentados de acordo com as nossas instruções e orientações têm maior probabilidade de serem rejeitados.
  • O manuscrito deve ser acompanhado de declaração de originalidade e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores. Antes da submissão do manuscrito, os autores têm que assegurar todas as autorizações necessárias para a publicação do materialsubmetido.
  • Todas as investigações que envolvem seres humanos devem ter sido aprovadas previamente por comissões de ética das instituições a que pertencem os autores e terem sido desenvolvidas de acordo com a Declaração de Helsínquia da World Medical Association (http://www.wma.net). A declaração relativa à aprovação e consentimento institucional deverá aparecer obrigatoriamente na secção Material e Métodos.

Instruções para Autores

Informação Geral

A Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (RSPA) é uma revista em open access que publica artigos com arbitragem científica cobrindo todos os temas da Anestesiologia ou com ela relacionados.
A RSPA publica artigos Originais, de Educação Médica Contínua, de Revisão, de Consenso, Casos Clínicos, Cartas ao Editor, Editoriais, Perspetivas e Imagens em Anestesiologia.

A Revista rege-se de acordo com as normas de edição biomédicas elaboradas pela Comissão Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors ICMJE), disponível em http://www.ICMJE.org e do Committee on Publication Ethics (COPE).

A política editorial da Revista incorpora no processo de revisão e publicação as Recomendações de Política Editorial (Editorial Policy Statements) emitidas pelo Conselho de Editores Científicos (Councilof Science Editors), disponíveis em http://www.councilscienceeditors.org/i4a/pages/index.cfm?pageid=3331, que cobre responsabilidades e direitos dos editores das revistas com arbitragem científica.

O rigor e a exatidão dos conteúdos, assim como as opiniões expressas são da exclusiva responsabilidade dos Autores.

A RSPA tem instruções e orientações específicas para a apresentação de artigos. Por favor, leia e analise com cuidado.

Os artigos que não são apresentados de acordo com as nossas instruções e orientações têm maior probabilidade de serem rejeitados.

Os artigos propostos não podem ter sido objeto dequalquer outro tipo de publicação. As opiniões expressas são da inteiraresponsabilidade dos autores.

Autoria

A revista segue os critérios de autoria do International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE).Cada manuscrito deve ter um “Autor Correspondente”. Porém, todos os autores devem ter participado significativamente no trabalho para tomar responsabilidade pública sobre o conteúdo e o crédito da autoria. Autores são todos os que:

- Têm uma contribuição intelectual substancial, direta, no desenho e elaboração do artigo
- Participam na análise e interpretação dos dados
- Participam na escrita do manuscrito, revendo os rascunhos; ou na revisão crítica do conteúdo; ou na aprovação da versão final

Autoria requer uma contribuição substancial para o manuscrito, sendo pois necessário especificar o contributo de cada autor para o trabalho. Ser listado como autor, quando não cumpre os critérios de elegibilidade, é considerado fraude.

O alinhamento final dos autores deve ser determinado por todos os autores antes da submissão e não pode ser alterada sem uma explicação por escrito e assinada por todos os autores. Todos os que contribuíram, mas que não encaixam nos critérios de autoria, devem ser listados nos agradecimentos (com a sua autorização por escrito).

Língua

Os artigos devem ser redigidos em português (de acordo como novo acordo ortográfico) ou em inglês.

Submissão

A RSPA aceita submissões online via “submissões Online” http://revistas.rcaap.pt/anestesiologia.

Todos os campos solicitados no sistema de submissão online terão de ser respondidos. Após submissão do manuscrito o autor receberá a confirmação da receção e um número para o manuscrito.

Submissão do manuscrito significa que o trabalho éoriginal e que ainda não foi publicado em todo ou em parte e, se for aceite,não será publicado noutro local em todo ou em parte. A RSPA reserva-se o direito de utilizar um softwarede deteção de plágio em qualquer manuscrito submetido.

Instruções aos Autores

O manuscrito deve ser acompanhado de declaração de originalidade e de cedência dos direitos de propriedade do artigo, assinada por todos os Autores.

O texto, escrito a dois espaços, com letra tamanho 12, Times New Roman e com margens não inferiores a 2,5 cm, em Word para Windows. Todas as páginas devem ser numeradas. O manuscrito não pode sersubmetido em formato PDF.

Os Autores devem categorizar o“artigo” submetido como Artigo Original, de Educação Médica Contínua, de Revisão, de Consenso, Caso Clínico, Carta ao Editor, Editorial, Perspetiva ou Imagem em Anestesiologia.

Antes da submissão do manuscrito, os autores têm que assegurar todas as autorizações necessárias para a publicação do material submetido.

A transcrição de imagens, quadros ou gráficos de outras publicações deverá ter a prévia autorização dos respetivos detentores de copyright, de acordo com as normas que regem os direitos de autor.Todas as investigações que envolvem seres humanos devem ter sido aprovadas previamente por comissões de ética das instituições a que pertencem os autores e terem sido desenvolvidas de acordo com a Declaração de Helsínquia da WorldMedical Association (http://www.wma.net).

A declaração relativa à aprovação e consentimento institucional deverá aparecer no início da secção Material e Métodos. Se se trata de investigação animal os autores devem estar atentos ao Decreto-lei 129/72 de 6/7/92, à Portaria 1005/92 de 23/10/92 e estar de acordo com as guidelines definidas no “Guide for the care and use of laboratory animals” disponível em http://grants.nih.gov/grants/olaw/Guide-for-the-Care-and-Use-of-Laboratory-Animals.pdf

Se forem usadas fotografias de doentes, estes devem ter a identidade resguardada ou as fotografias devem ser acompanhadas por uma permissão escrita. Detalhes de identificação devem ser omitidos, se não essenciais, mas nunca devem ser alterados ou falsificados na tentativa de manter o anonimato.

Devem ser sempre utilizados os nomes genéricos dos medicamentos, excepto quando nome comercial é particularmente relevante.

Estrutura

Os textos submetidos para publicação devem ser organizados da seguinte forma:

Primeira página

Deve incluir a seguinte informação:

a) Título em português e inglês, conciso e informativo. Se necessário, pode ser usado umcomplemento de título.

b) Nome dos Autores com ostítulos académicos e/ou profissionais e respectiva afiliação (departamento,instituição, cidade, país) e número de registo no ORCID.

c) Subsídio(s) ou bolsa(s) quecontribuíram para a realização do trabalho

d) Morada e correioelectrónico do Autor responsável pela correspondência relativa ao manuscrito

e) Título breve para rodapé

Segunda página

a) Título (sem autores)

b) Resumo em português e inglês

O Resumo para o Artigo Origina deve ser estruturado da seguinte forma: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões, e não deve exceder as 250 palavras. O resumo de educação médica contínua e de revisão não deve exceder as 400 palavras - será estruturado. O resumo do caso clínico está limitado a 150 palavras e os resumos de consenso estão limitados a 350 palavras, todos não estruturados.

c) Palavras-chave em português e em inglês (Keywords). Um máximo de 10 palavras-chave,utilizando a terminologia que consta no Medical Subject Headings (MeSH), http://www.nlm.nih.gov/mesh/MBrowser.html, deve seguir-se ao resumo.

Na terceira páginae seguintes

O artigo deve ser incluído num dos seguintes itens:

Artigo Original

Artigo de investigação original que deve incluir as seguintes secções:Introdução (incluindo Objetivos), Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões, Agradecimentos (se aplicável), Referências, Tabelas e Figuras.

O Artigo Original não deverá exceder as 4 000 palavras, excluindo referências e ilustrações. O texto deve ser acompanhado de ilustrações, com um máximo de 6 figuras/tabelas e 40 referências bibliográficas.

Manuscritos reportando estudos randomizados e controlados devem seguir o CONSORT Statement- http://www.consort-statement.org/

Manuscritos reportando ensaios clínicos devem seguir os critérios do ICMJE http://www.icmje.org/.

Adesão ao QUORUM Statement (Quality of Reporting of Meta-analysis) e o aoSTARD (Standards for Reporting of Diagnostic Accuracy), que guiam os autores sobre a informação que deve ser incluída para permitir que os leitores e revisores avaliarem o rigor e transparência da investigação.

A contagem da palavra: até 4 000
Resumo estruturado: Sim e até 250 palavrasTabelas / Figuras: até 6
Referências: até 40

Artigo de Educação Médica Contínua

Artigo sobre temas de grande interesse científico, com o objetivo de atualização. O texto nãodeve exceder as 3 500 palavras, excluindo ilustrações e referências. Deve ter no mínimo 30 referências bibliográficas recentes, sendo permitidas no máximo 10 ilustrações. No final do texto deve ser incluído um teste com questões para avaliação do que aprendeu.

A contagem da palavra: até 3 500
Resumo estruturado: Sim e até 400 palavras
Tabelas / Figuras: até 10
Referências: até 30

Artigo de Revisão Sistemática

A revisão sistemática deve seguir o formato: Introdução (inclui a justificação e objetivo do artigo), Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões. O assunto deve ser claramente definido. O objetivo de uma revisão sistemática é produzir uma conclusão baseada em evidências. Os métodos devem dar uma indicação clara da estratégia de pesquisa bibliográfica, a extração de dados,classificação e análise de evidências. Siga as PRISMA (PreferredReporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) guidelines disponíveis em http://www.prisma-statement.org/.

Não deve exceder 6 000 palavras, excluindo referências e ilustrações. Não deverá termais de 100 referências bibliográficas. O uso de tabelas e figuras parasumariar pontos críticos é encorajado.

A contagem da palavra: até 6 000
Resumo estruturado: Sim e até 400 palavras
Tabelas / Figuras: até 10
Referências: até 100

Artigo de Revisão Narrativa

Artigo abrangente que tem como objetivo: sumariar, analisar, avaliar ou sintetizar informação que já foi publicada. Oferece uma avaliação exaustiva e crítica da literatura publicada e fornece as conclusões que a literatura avaliada permite. São artigos por convite da equipa editorial mas, excecionalmente autores não convidados poderão submeter o projeto de artigo de revisão, que julgado relevante e aprovado pelo editor, poderá ser desenvolvido e submetido às normas de publicação. O texto deveráter as mesmas secções do Artigo Original. A secção Métodos deve ser utilizada para descrever como foi feita a revisão da literatura. As orientações relativas à dimensão do texto são idênticas ao do artigo de Revisão Sistemática.

A contagem da palavra: até 6 000
Resumo estruturado: Sim e até 400 palavras
Tabelas / Figuras: até 10
Referências: até 100

Artigo de Consenso

O objetivo dos Consensos é orientar a prática clínica (por exemplo, diretrizes, parâmetros de prática, recomendações). Deve descrever o problema clínico a ser abordado; o mecanismo pelo qual oconsenso foi gerado; uma revisão da evidência para o consenso (se disponível), e a sua utilização na prática. Para minimizar a confusão e aumentar a transparência, os consensos devem começar por responder às seguintes questões:

- Que outras orientações/guidelinesestão disponíveis sobre o tema?
- Quais as razões que justificaram a procura deste consenso?
- Como e porquê este difere das orientações existentes?

A SPA, o colégio da especialidade, as entidades oficiais e / ou grupos demédicos que desejem publicar consensos, poderão submetê-los à RSPA. O Editor-Chefe poderá colocar como exigência a publicação exclusiva das recomendações na RSPA. Poderá ser acordada a publicação de uma versão resumida na edição impressa cumulativamente à publicação da versão completa no site da RSPA.

A contagem dapalavra: até 8 000
Resumo estruturado: não necessário e até 350 palavras
Tabelas / Figuras:até 5
Referências: até 100

Caso Clínico

O relato de um caso clínico só justifica a sua publicação na presença de um evento ou patologia rara que implicou a adoção de condutas não descritas e originais para a resolução dos problemas levantados, aspetos inusitados, evoluções atípicas ou inovações terapêuticas, entre outras. Os casos difíceis ou complicados, mas que não trouxeram nada de novo, não são considerados publicáveis. As secções serão: Introdução, Caso Clínico, Discussão e Referências.

O texto não deve exceder as 2 000 palavras e 15 referências bibliográficas. Deve ser acompanhado de figuras ilustrativas. O número de tabelas/figuras não deve ser superior a 6. Não devem ter mais de 4 autores, mas se tiverem mais deve ser dada uma justificação.

A contagem da palavra: até 2 000
Resumo estruturado: não necessário e até 150 palavras
Tabelas / Figuras:até 6
Referências:até 15

Carta ao Editor

Deve ser objetiva e construtiva. Deve constituirum comentário fundamentado a um artigo publicado anteriormente na revista, enviado não mais de três meses após a publicação do texto original, ou uma nota sobre um tema de interesse geral para os anestesiologistas. Deve ser breve (250 a 800 palavras) e pode conter até duas ilustrações e ter um máximo de 7 referências bibliográficas. A resposta(s) do(s) Autor(es) deve observar as mesmas características. Não precisam de resumo.

A contagem da palavra: até 800
Resumo estruturado: não é necessário resumo
Tabelas / Figuras: até 2
Referências: até 7

Editorial

Os Editoriais serão solicitados por convite do Conselho Editorial. Serão comentários sobre tópicos actuais. Não devem exceder as 1 500 palavras, nem conter mais de uma tabela/figura e ter um máximo de 15 referências bibliográficas. Não precisam de resumo.

A contagem da palavra: até 1 500
Resumo estruturado: não é necessário resumo
Tabelas / Figuras: até 1
Referências: até 15

Perspetiva

Artigo elaborado por convite do Conselho Editorial. Podem cobrir uma grande diversidade de temas com interesse para a Anestesiologia: problemas atuais ou emergentes, gestão e política de saúde, história da anestesiologia, ligação à sociedade, epidemiologia, etc. Não precisam de resumo.

A contagem da palavra: até 2 000
Resumo estruturado: não necessário resumo
Tabelas / Figuras: até 2
Referências: até 10

Imagem em Anestesiologia

Apresentação sucinta com imagens interessantes, novas e altamente educativas para destacar informação anestesiológica pertinente. Devem incluir um título em português e em inglês com um máximo de oito palavras e um texto com um máximo de 200 palavras. Não podem ter mais de três autores e cinco referências bibliográficas. Não precisam de resumo. Só são aceites imagens que não tenham sido previamente publicadas. Conteúdo suplementar em vídeo pode ser incluído.

A contagem da palavra: até 200
Resumo estruturado: não necessário resumo
Tabelas / Figuras: até 5
Vídeos: até 2
Referências: até 5

Informações complementares

A partir da segunda página, inclusive, todas as páginas devem ter em rodapé o título breve indicado na página 1.

Abreviaturas

Abreviaturas ou acrónimos não devem ser utilizados no título e no resumo,mas apenas no texto e de forma limitada.Abreviaturas não consagradas devem ser definidas na primeira utilização,por extenso, logo seguido pela abreviatura entre parenteses. Uso excessivo e desnecessário de acrónimos e abreviaturas deve ser evitado.

Nomes de Medicamentos

Não é recomendável a utilização de nomes comerciais de fármacos (marca registrada), mas quando a utilização for imperativa, o nome do produto deverá vir após o nome genérico, entre parênteses, em minúscula, seguido do símbolo quecaracteriza marca registrada, em expoente (®). Forneça o nome do fabricante, cidade e país.

Unidades de Medida

As medidas decomprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico (metro, quilograma ou litro) ou seus múltiplos decimais. As temperaturas devem ser dadas em graus Celsius (º C) e a pressão arterial em milímetros de mercúrio(mm Hg).Todas as medições hematológicas ou bioquímicas serão referidas no sistema métrico de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Tabelas, Figuras ou Fotografias

É de responsabilidade do autorobter autorização por escrito e, se necessário, pagar todas as taxas decopyright ao titular do direito para republicação na RSPA.

1. Obter a permissão do detentor do copyright (geralmente a editora)
2. Fornecer cópias da autorização com a apresentação (anexá-lo como "material suplementar"na área de upload de ficheiros no OJS
3. Reconhecer a fonte na legenda da figura / tabela com uma referência numerada
4. Fornecer a citação completa na lista de referências

A inclusão de tabelas e/ou figuras já publicadas, implica a autorização do detentor de copyright (autor ou editor). A publicação de ilustrações a cores é gratuita. O material gráfico deve ser entregue em um dos seguintes formatos:

Bitmap (. Bmp), GIF (. Gif), JPEG (. Jpg), Pict (.Pic), Portable Document Format (. Pdf), TIFF (. Tif), Excel.

As Tabelas (ou Quadros)/Figurasdevem ser numerados de acordo com ordem em que são citadas no texto e assinaladas em numeração árabe e com identificação, Tabela/Quadro / Figura. Toda a Tabela/Quadro ou Figura incluída no artigo têm de ser referida no texto:

Exemplo: Uma resposta imunitária anormal pode estar na origem dos sintomas da doença (Fig. 2). Esta associa-se a outras duas lesões (Tabela 1).

As Figuras quando referidas no texto são abreviadas para Fig., enquanto as Tabelas/Quadros não são abreviadas. Nas legendas ambas as palavras são escritas por extenso.

As Tabelas e Figuras devem ter legenda e são numerados com numeração árabe independente e na sequência em que são referidas no texto

Exemplo: Tabela 1, Fig.1, Fig. 2,

As Tabelas e Figuras devem ser acompanhadas da respectiva legenda, sucinta e clara. As legendas devem ser autoexplicativas (sem necessidade de recorrer ao texto para as entender) – é uma declaração descritiva.

Legenda das Tabelas

Colocada por cima do corpo da tabela e justificada à esquerda. Na parte inferior serão colocadas todas as notas informativas – notas de rodapé (abreviaturas, significado estatístico, etc.)

Legenda das Figuras

Colocada por baixo da figura, gráfico e justificada à esquerda. As imagens devem ser apresentadas em páginas separadas nos formatos exigidos, em condições de reprodução, de acordo com a ordem em que são discutidas no texto.

Agradecimentos (facultativo)

Devem vir após o texto, e antes das referências, e tem como objetivo agradecer a todos cuja contribuição para o estudo é considerada pelos autores como relevante, mas sem o peso de autoria. Nesta secção é possível agradecer a todas as fontes de apoio, quer financeiro, quer tecnológico ou de consultadoria, assim como contribuições individuais.

Referências

As referências bibliográficas devem ser classificadas e numeradas por ordem de entrada no texto. Devem ser identificadas no texto com algarismos árabes em expoente.

Exemplo: "Os potenciais benefícios de evitar a circulação extracorpórea consistem na redução de complicações pós-operatórias, tais como a inflamação sistémica generalizada,3 fibrilação atrial,4 sangramento,5 de disfunção renal,6,7e lesão cerebral.8

As citações completas devem ser listadas por ordem numérica no final do texto. As abreviaturas usadas na nomeação das revistas devem ser as utilizadas pelo Index Medicus Journal Abbreviations ftp://nlmpubs.nlm.nih.gov/online/journals/ljiweb.pdf

Incluir apenas as referências acessíveis a todos os leitores. Não incluir artigos publicados sem revisão por pares, ou material que aparece em programas de congressos ou em publicações organizacionais.

Manuscritos em preparação ou submetidos para publicação nunca são aceitáveis como referências. Se citar manuscritos aceites para publicação como referências, marcá-los como "in press"

Notas

Não indicar mês da publicação. Nas referências com 6 ou menos Autores, todos devem ser nomeados. Nas referências com 7 ou mais autores, devem ser nomeados os 6 primeiros seguidos de “et al”. Seguem-se alguns exemplos de como devem constar os vários tipos de referências.

Artigo

Apelido seguido das Iniciais do(s) Autor(es).Título do artigo. Título da revista [abreviado]. Ano de publicação; Volume:páginas.

1.Com menos de 6 autores

Brown EN, Purdon PL. The aging brain and anesthesia. Curr Opin Anaesthesiol. 2013;26:414-9.

Com mais de 6 autores

Pacella E, Pacella F, Troisi F, Dell'edera D, Tuchetti P, Lenzi T,  et al. Efficacy and safety of 0.5% levobupivacaine versus 0.5% bupivacaine forperibulbar anesthesia. Clin Ophthalmol. 2013;7:927-32.

Sem autores

Pelvic floor exercise can reducestress incontinence. Health News. 2005; 11:11.

Monografia

Autor/Editor AA. Título:completo. Edição (se não for aprimeira). Vol. (se for trabalhoem vários volumes). Local depublicação: Editor comercial; ano.

1. Com Autores:

McLoughlin T. Magnetic resonance imaging ofthe brain and spine. 3rd ed. Philadelphia: Mosby; 2012.

2. Com Editor:

Holzheimer RG, Mannick JA,editors. Surgical Treatment: Evidence-Based and Problem-Oriented. Munich: Zuckschwerdt; 2001.

Capítulo de monografia

Blitt C. Monitoring theanesthetized patient. In: Barash PG, Cullen BF, Stoelting RK, editors. ClinicalAnesthesia. 3rd ed. Philadelphia: Lippincott-Raven Publishers; 1997. p 563-85.

Relatório Científico/Técnico

Page E, Harney JM. Health hazard evaluation report.Cincinnati: National Institute for Occupational Safety and Health; 2001 Feb.Report No.: HETA2000-0139-2824.

Tese / Dissertação Académica

Jones DL. The role of physical activity on the needfor revision total knee arthroplasty in individuals with osteoarthritis ofthe knee [dissertação]. Pittsburgh: University of Pittsburgh; 2001.

Documento de Conferência

Rice AS, Farquhar-Smith WP, Bridges D, Brooks JW.Canabinoids and pain. In: Dostorovsky JO, Carr DB, Koltzenburg M,editors. Proceedings of the 10th World Congress on Pain; 2002 Aug 17-22;San Diego. Seattle: IASP Press; 2003. p. 437-68.

Documento electrónico:

1.CD-ROM

Anderson SC, Poulsen KB. Anderson's electronicatlas of hematology [CD-ROM]. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins,2002.http://www.umi.com/proquest/.

2. Monografia da Internet

Van Belle G, Fisher LD,Heagerty PJ, Lumley TS. Biostatistics: a methodology for the health sciences [e-book]. 2nd ed. Somerset: Wiley InterScience;2003 [consultado 2005 Jun 30]. Disponível em: Wiley InterScience electroniccollection.

3. Homepage/Website

Cancer-Pain.org [homepage na Internet]. New York:Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000-01; [consultado 2002 Jul9].Disponível em: http://www.cancer-pain.org/.

A exatidão e rigor das referências são daresponsabilidade do Autor

Provas tipográficas

Serão da responsabilidade doConselho Editorial, se os Autores não indicarem o contrário. Neste caso elas deverão ser feitas no prazo determinado pelo Conselho Editorial, em função das necessidades editoriais da Revista. Os autores receberão as provas para publicação em formato PDF para correcção e deverão devolvê-las num prazo de 48 horas.

Errata e Retrações

Publica alterações, emendas ou retrações a um artigo anteriormente publicado. Após publicação, outras alterações só podem ser feitas na forma de uma errata.

Taxas de Processamento dos Trabalhos

Não existem taxas de processamento dos trabalhos, taxas de submissão ou qualquer outros custos para publicar na revista.

Nota final

Para um mais completo esclarecimento sobre este assunto aconselha-se a leitura do Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals International Committee of Medical Journal Editors), disponível em http://www.ICMJE.org.

 

Editorial

Os Editoriaisserão solicitados por convite do Conselho Editorial. Serão comentários sobretópicos actuais. Não devem exceder as 1 500 palavras, nem conter mais de uma tabela/figura e ter um máximo de 15 referênciasbibliográficas. Não precisam de resumo.A contagem da palavra: até 1 500Resumo estruturado: não é necessário resumoTabelas / Figuras: até 1Referências: até 15

Artigo Original

Artigo de investigação original que deve incluir as seguintes secções:Introdução (incluindo Objetivos), Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões, Agradecimentos (se aplicável), Referências, Tabelas e Figuras.O Artigo Original não deverá exceder as 4 000 palavras, excluindo referências e ilustrações. O texto deve ser acompanhado de ilustrações, com um máximo de 6 figuras/tabelas e 40 referências bibliográficas.Manuscritos reportando estudos randomizados e controlados devem seguir o CONSORT Statement http://www.consort-statement.org/Manuscritos reportando ensaios clínicos devem seguir os critérios do ICMJE http://www.icmje.org/. Adesão ao QUORUM Statement (Quality of Reporting of Meta-analysis) e o ao STARD (Standards for Reporting of Diagnostic Accuracy), que guiam os autores sobre a informação que deve ser incluída para permitir que os leitores e revisores avaliarem o rigor e transparência da investigação. A contagem da palavra: até 4 000Resumo estruturado: Sim e até 250 palavrasTabelas / Figuras: até 6Referências: até 40

Perspetiva

Artigo elaborado por convite do Conselho Editorial. Podem cobrir umagrande diversidade de temas com interesse para a Anestesiologia: problemasatuais ou emergentes, gestão e política de saúde, história da anestesiologia,ligação à sociedade, epidemiologia, etc. Não precisam de resumo. A contagem da palavra: até 2 000Resumo estruturado: não necessário resumoTabelas / Figuras: até 2Referências: até 10

Artigo de Educação Médica Contínua

Artigo sobre temas de grande interesse científico, com o objetivo de atualização. O texto não deve exceder as 3 500 palavras, excluindo ilustrações e referências. Deve ter no mínimo 30 referências bibliográficas recentes, sendo permitidas no máximo 10 ilustrações. No final do texto deve ser incluído um teste com questões para avaliação do que aprendeu.A contagem da palavra: até 3 500Resumo estruturado: Sim e até 400 palavrasTabelas / Figuras: até 10Referências: até 30

Artigo de Revisão Sistemática

A revisão sistemática deve seguir o formato: Introdução(inclui a justificação e objetivo do artigo), Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.O assunto deve ser claramente definido. O objetivo de uma revisão sistemática éproduzir uma conclusão baseada em evidências. Os métodos devem dar umaindicação clara da estratégia de pesquisa bibliográfica, a extração de dados,classificação e análise de evidências. Siga as PRISMA (PreferredReporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) guidelinesdisponíveis em http://www.prisma-statement.org/Não deveexceder 6 000 palavras, excluindo referências e ilustrações. Não deverá termais de 100 referências bibliográficas. O uso de tabelas e figuras parasumariar pontos críticos é encorajado. A contagem da palavra: até 6 000Resumo estruturado: Sim e até 400 palavrasTabelas / Figuras: até 10Referências: até 100

Artigo de Revisão Narrativa

Artigo abrangente que tem como objetivo: sumariar, analisar, avaliar ousintetizar informação que já foi publicada. Oferece uma avaliação exaustiva ecrítica da literatura publicada e fornece as conclusões que a literaturaavaliada permite.São artigos por convite da equipa editorial mas, excecionalmente autoresnão convidados poderão submeter o projeto de artigo de revisão, que julgadorelevante e aprovado pelo editor, poderá ser desenvolvido e submetido às normasde publicação.O texto deveráter as mesmas secções do Artigo Original. A secção Métodos deve ser utilizadapara descrever como foi feita a revisão da literatura.As orientaçõesrelativas à dimensão do texto são idênticas ao do artigo de RevisãoSistemática. A contagem da palavra: até 6 000Resumo estruturado: Sim e até 400 palavrasTabelas / Figuras: até 10Referências: até 100

Artigo de Consenso

O objetivo dos Consensos é orientar a prática clínica (por exemplo,diretrizes, parâmetros de prática, recomendações).Deve descrever o problema clínico a ser abordado; o mecanismo pelo qual oconsenso foi gerado; uma revisão da evidência para o consenso (se disponível),e a sua utilização na prática.Para minimizar a confusão e aumentar a transparência, os consensos devemcomeçar por responder às seguintes questões:Que outras orientações/guidelinesestão disponíveis sobre o tema?Quais as razões que justificaram a procura deste consenso?Como e porquê este difere das orientações existentes?A SPA, o colégio da especialidade, as entidades oficiais e / ou grupos demédicos que desejem publicar consensos, poderão submetê-los à RSPA. OEditor-Chefe poderá colocar como exigência a publicação exclusiva dasrecomendações na RSPA.Poderá ser acordada a publicação de uma versão resumida na ediçãoimpressa cumulativamente à publicação da versão completa no site da RSPA. A contagem dapalavra: até 8 000Resumoestruturado: não necessário e até 350 palavrasTabelas / Figuras:até 5Referências:até 100

Caso Clínico

O relato de um caso clínico só justifica a sua publicação napresença de um evento ou patologia rara que implicou a adoção de condutas nãodescritas e originais para a resolução dos problemas levantados, aspetosinusitados, evoluções atípicas ou inovações terapêuticas, entre outras. Os casosdifíceis ou complicados, mas que não trouxeram nada de novo, não sãoconsiderados publicáveis. As secções serão:Introdução, Caso Clínico, Discussão e Referências.O texto não deve exceder as 2 000 palavras e 15 referênciasbibliográficas. Deve ser acompanhado de figuras ilustrativas. O número de tabelas/figurasnão deve ser superior a 6. Não devem ter mais de 4 autores, mas se tiverem maisdeve ser dada uma justificação. A contagem dapalavra: até 2 000Resumoestruturado: não necessário e até 150 palavrasTabelas / Figuras:até 6Referências:até 15

Carta ao Editor

Deve serobjetiva e construtiva. Deve constituirum comentário fundamentado a um artigo publicado anteriormente na revista, enviadonão mais de três meses após a publicação do texto original, ou uma nota sobreum tema de interesse geral para os anestesiologistas. Deve ser breve (250 a 800palavras) e pode conter até duas ilustrações e ter um máximo de 7 referênciasbibliográficas. A resposta(s) do(s) Autor(es) deve observar as mesmascaracterísticas. Não precisam de resumo. A contagem da palavra: até 800Resumo estruturado: não é necessário resumoTabelas / Figuras: até 2Referências: até 7

Imagem em Anestesiologia

Apresentação sucinta com imagens interessantes, novas e altamenteeducativas para destacar informação anestesiológica pertinente.Devem incluir um título em português e em inglês com um máximo de oitopalavras e um texto com um máximo de 200 palavras. Não podem ter mais de trêsautores e cinco referências bibliográficas. Não precisam de resumo.Só são aceites imagens que não tenham sido previamente publicadas.Conteúdo suplementar em vídeo pode ser incluído. A contagem da palavra: até 200Resumo estruturado: não necessário resumoTabelas / Figuras: até 5Vídeos: até 2Referências: até 5

Errata

Errata e Retrações

Publica alterações, emendas ou retrações a um artigo anteriormente publicado. Após publicação, outras alterações só podem ser feitas na forma de uma errata.

Informação

Fornecer informações consideradas relevantes para os leitores da revista.

Resumos de Congresso

Inserção de resumos, revistos por pares, em âmbito de Congresso patrocinado ou em colaboração com a SPA.

Política de Privacidade

Antes da submissão do manuscrito, os autores têm que assegurar todas as autorizações necessárias para a publicação do material submetido.A transcrição de imagens,quadros ou gráficos de outras publicações deverá ter a prévia autorização dos respetivos detentores de copyright, de acordo com as normas que regem os direitos de autor.Todas as investigações que envolvem seres humanos devem ter sido aprovadas previamente por comissões de ética das instituições a que pertencem os autores e terem sido desenvolvidas de acordo com a Declaração de Helsínquia da WorldMedical Association (http://www.wma.net).A declaração relativa à aprovação e consentimento institucional deverá aparecer no início da secção Material e Métodos.Se se trata de investigação animal os autores devem estar atentos ao Decreto-lei 129/72 de 6/7/92, àPortaria 1005/92 de 23/10/92 e estar de acordo com as guidelinesdefinidas no “Guide for the care and use of laboratory animals” disponível em http://grants.nih.gov/grants/olaw/Guide-for-the-Care-and-Use-of-Laboratory-Animals.pdf Se forem usadas fotografias de doentes, estes devem ter a identidade resguardada ou as fotografias devem ser acompanhadas por uma permissão escrita. Detalhes de identificaçãodevem ser omitidos, se não essenciais, mas nunca devem ser alterados ou falsificados na tentativa de manter o anonimato.