CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E ABORDAGEM PERI-OPERATÓRIA DOS CENTROS DE CIRURGIA BARIÁTRICA EM PORTUGAL - INQUÉRITO NACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.11666Keywords:
Obesidade, Cirurgia Bariátrica, PerioperatórioAbstract
Introdução: A cirurgia bariátrica (CB) é um tratamento eficaz nos casos de obesidade mórbida. O seu sucesso não se restringe ao ato cirúrgico mas está dependente de uma abordagem multidisciplinar. O objetivo foi caracterizar os Centros de Cirurgia Bariátrica (CCB) relativamente ao volume da atividade cirúrgica, organização dos centros e procedimentos perioperatórios adotados. Material e Métodos: Foi distribuído, por via digital, a todos os CCB nacionais, um inquérito sobre dados referentes à cirurgia bariátrica. Resultados: O inquérito obteve uma taxa de resposta de 100% (10 centros). A maioria dos CCB, 73%, tinha um protocolo de CB. Todos os centros funcionavam com equipas multidisciplinares e em 46% havia anestesiologistas dedicados à CB. Apenas 7 CCB utilizavam modelos de avaliação de risco. Patologia do sono e tromboembolismo venoso eram rastreados por rotina em 91% dos centros. Em todos os centros os doentes cumpriam 6h de jejum pré-operatório. A posição de rampa era usada em 64% dos CCB e CPAP era usado em 54%. Na monitorização, o BIS e o TOF em 91% dos centros. O Remifentanil e o Desflurano eram os fármacos escolhidos na manutenção anestésica. Técnicas poupadoras de opióide eram utilizadas em 82% dos centros. Após CB, os doentes são admitidos em UCPA em 64% dos centros. Apenas 36% dos centros avaliam os doentes no pós-operatório. Discussão e Conclusões: Alguns tópicos necessitam ser otimizados para ir ao encontro das orientações emitidas pela DGS. O crescente volume e as particularidades perioperatórias da CB, tornam evidente a necessidade de estabelecer recomendações nacionais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Articles are freely available to be read, downloaded and shared from the time of publication.
The RSPA reserves the right to commercialize the article as an integral part of the journal (in the preparation of reprints, for example). The author should accompany the submission letter with a declaration of copyright transfer for commercial purposes.
Articles are published under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License (CC BY-NC).
After publication in RSPA, authors are allowed to make their articles available in repositories of their home institutions, as long as they always mention where they were published.