Dor Crónica Pós-Cirúrgica: Uma Realidade Crescente

  • Sofia Rivotti Appleton Serviço de Anestesiologia, Centro Hospitalar Lisboa Central, Lisboa, Portugal.
Palavras-chave: Dor Crónica, Dor Pós-Operatória

Resumo

Apesar do avanço na tecnologia e na saúde, e apesar de atualmente estar equiparada ao 5º sinal vital, a dor não deixa de ser subjectiva, sendo por isso subestimada e sub tratada. 


Com implicações em tantas doenças, o tratamento da dor deve ser uma prioridade e a prevenção da sua cronicidade, uma preocupação. Só deste modo se podem reduzir as comorbilidades associadas ao seu tratamento e os gastos associados. Este trabalho tem como objectivo realçar a incidência de dor crónica
pós cirúrgica (DCPC), para que a magnitude do problema venha a ter maior visibilidade.


Consistiu na pesquisa de artigos na PubMed, usando as palavraschave "Dor crónica pós cirúrgica", "epidemiologia dor crónica pós cirúrgica", "gastos associados a dor crónica". Deu-se preferência a artigos publicados nos ultimos 5 anos e acrescentou-se ainda artigos com interesse científico pela sua novidade ou impacto na área. 

A DCPC, definida como uma "dor que surge após cirurgia e que tem duração de pelo menos 2 meses", tem uma incidência variavel, mas crescente, pois o número de cirurgias aumenta anualmente e tanto pode estar associada a cirurgia major, como a cirurgias menos invasivas.


A incidência descrita de dor crónica após cirurgia major está entre os 20% - 50%, sendo que nas cirurgias menos invasivas, como a reparação de hérnia inguinal ou a cesariana, a incidência de DCPC ronda os 10%. Se pensarmos que a incidência de DCPC é aproximadamente 10%, e que anualmente em Portugal são realizadas aproximadamente 900 mil cirurgias major, 90 mil doentes poderão vir a ter dor crónica. É, no entanto, uma síndrome dolorosa ainda negligenciada e subvalorizada, com repercussão negativa na vida diária de muitos doentes e com grandes custos associados resultando numa sobrecarga para o Sistema Nacional de Saúde.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2018-07-18
Como Citar
Rivotti Appleton, S. (2018). Dor Crónica Pós-Cirúrgica: Uma Realidade Crescente. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 27(2), 28-32. https://doi.org/10.25751/rspa.13801
Secção
Artigo de Revisão Sistemática