Ensino da Via Aérea Avançada a Internos de Especialidade:

Uma Proposta para o Ensino de Intubação Orotraqueal com o Uso de um Fibroscopio Flexível

  • Joana Berger Estilita Department of Anesthesiology and Pain Therapy, Inselspital, Universitätsspital Bern, Suisse
  • Katharina Steck
Palavras-chave: Anestesiologia/ensino; Broncoscopia; Broncoscópios; Ensino/métodos; Intubação Intratraqueal/métodos; Tecnologia de Fibra Óptica

Resumo

O ensino correto de uma técnica é fundamental para garantir a segurança do doente. De acordo com as Practice Guidelines for Management of Difficult Airway da Sociedade Norte Americana de Anestesiologia (American Society of Anesthesiology), deve optar-se por uma intubação vígil com o uso de fibroscopia flexível sempre que se antecipe uma via aérea difícil. Por este motivo, os Internos de Especialidade devem ganhar autonomia no manuseamento correto de um fibroscópio flexível, para que possam abordar uma Via Aérea Difícil de forma segura. Este artigo descreve uma proposta educacional para o ensino avançado da intubação com o uso de fibroscopia flexível a internos de Anestesiologia. A estratégia descrita pode ser usada em vários tipos de hospitais (Centrais/Distritais) com idoneidade formativa. Primeiro, discutir-se-ão algumas teorias
educacionais que serviram de base a esta proposta. Seguidamente, será descrito um processo educacional para facilitar os tutores no ensino desta técnica avançada de manuseamento da via aérea, sem comprometer a segurança do doente.

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Publicado
2019-04-02
Como Citar
Estilita, J., & Steck, K. (2019). Ensino da Via Aérea Avançada a Internos de Especialidade:. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 28(1), 10-15. https://doi.org/10.25751/rspa.15811
Secção
Artigo de Educação Médica Contínua