Profilaxia do tromboembolismo venoso no doente cirúrgico

Autores

  • Cristina Amaral Assistente Hospitalar Graduada, Serviço de Anestesiologia, Centro Hospitalar de S. João EPE, Porto.
  • Jorge Tavares Serviço de Anestesiologia, Centro Hospitalar de S. João EPE, Porto. Professor Catedrático, Anestesiologia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.3544

Palavras-chave:

Profilaxia, tromboembolismo venoso, doente cirúrgico, fatores de risco, anestesia, recomendações.

Resumo

O papel da anestesiologia numa responsabilidade multidisciplinar

A eficácia da profilaxia do tromboembolismo venoso no doente cirúrgico está demonstrada e tem um grande impacto epidemiológico e económico.

Os recursos e indicações em termos de terapêutica profilática devem ter em conta os fatores de risco específicos do doente, aqueles inerentes ao procedimento cirúrgico e os relacionados com a própria anestesia.

Apesar do evidente contributo para a melhoria do prognóstico, as recomendações de profilaxia do tromboembolismo venoso no doente cirúrgico continuam a não estar completamente implementadas nos hospitais. Este facto prende-se com várias barreiras, desde o desconhecimento das recomendações, à dificuldade em avaliar diferentes graus de risco e populações de risco adicional, ao receio de complicações associadas, até à ainda não integrada responsabilidade multidisciplinar. Acresce a necessidade de reforçar a importância do registo de execução e do controle de processo. Os reguladores já puseram em prática programas no sentido de vencer estas barreiras, mas estamos longe de um nível de excelência transversal a todo o doente cirúrgico.

O objectivo deste artigo é apresentar as mais recentes recomendações de prevenção do tromboembolismo venoso no doente cirúrgico, nomeadamente as do nono consenso do American College of Chest Physicians e as suas implicações na conduta anestésica, procurando estratégias para vencer algumas das barreiras existentes à sua implementação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Amaral, C., & Tavares, J. (2014). Profilaxia do tromboembolismo venoso no doente cirúrgico. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 22(1), 12–19. https://doi.org/10.25751/rspa.3544

Edição

Secção

Artigo de Revisão Narrativa

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>