Documento de consenso da Sociedade Europeia de Anestesiologia e Cuidados Intensivos sobre sustentabilidade 4 âmbitos para alcançar uma prática mais sustentável
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.39463Keywords:
Sustainability, Medical Education, AnaesthesiologyAbstract
As alterações climáticas são um tema determinante para a nossa geração. A pegada de carbono da prática clínica é responsável por 4,7 % das emissões europeias de gases com efeito de estufa, estando a União Europeia classificada como o terceiro maior contribuinte para a pegada de carbono da indústria da saúde a nível global, atrás dos Estados Unidos e da China. Reconhecendo a importância de uma ação urgente, a Sociedade Europeia de Anestesiologia e Cuidados Intensivos (ESAIC) adotou a Declaração de Glasgow sobre Sustentabilidade Ambiental em junho de 2023. Com base nesta iniciativa, o Comité de Sustentabilidade da ESAIC apresenta agora um documento de consenso sobre a sustentabilidade perioperatória. Reconhecendo dimensões mais amplas da sustentabilidade, além da ambiental, o documento reconhece os profissionais de saúde como pilares para o cuidado sustentável e apresenta recomendações em quatro áreas principais: emissões diretas, energia, cadeia de abastecimento e gestão de resíduos; e cuidados psicológicos e autocuidados dos profissionais de saúde. Dada a necessidade urgente de reduzir as emissões globais de carbono e a escassez de literatura baseada em dados científicos sobre sustentabilidade perioperatória, a metodologia usada para estas recomendações é baseada em pareceres de peritos.
Um total de 90 recomendações foram elaboradas por 13 peritos em sustentabilidade em anestesia, em março de 2023 e depois validadas por 36 peritos de 24 países diferentes, num processo Delphi em duas etapas em maio e junho de 2023. Para acomodar diferentes possibilidades de ação em países de rendimentos elevados vs. médios, foi estabelecido um limiar de concordância de 80 % para facilitar a implementação das recomendações em toda a Europa. Todas as recomendações ultrapassaram o limiar de concordância de 80% na primeira ronda Delphi e 88 recomendações alcançaram uma concordância >90 % na segunda ronda. As recomendações incluem a utilização de fluxo de gás fresco muito baixo, a escolha do fármaco anestésico, medidas de preservação de energia e água, políticas “5R”, incluindo a escolha de plásticos e a sua eliminação, e recomendações para um ambiente de trabalho saudável, referindo também a importância da fadiga na prática clínica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Carmen Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Articles are freely available to be read, downloaded and shared from the time of publication.
The RSPA reserves the right to commercialize the article as an integral part of the journal (in the preparation of reprints, for example). The author should accompany the submission letter with a declaration of copyright transfer for commercial purposes.
Articles are published under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License (CC BY-NC).
After publication in RSPA, authors are allowed to make their articles available in repositories of their home institutions, as long as they always mention where they were published.