Trombose do seio cavernoso no puerpério em paciente submetida a bloqueio subaracnoideu

Autores

  • Lúcia Vasconcelos Maria Hospital Senhora da Oliveira - Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.7692

Palavras-chave:

Alterações do Puerpério, Anestesia Loco-regional, Cefaleia, Cefaleia Pós-Punção Dural, Período Pós-Parto, Trombose do Corpo Cavernoso

Resumo

A cefaleia é um sintoma frequente no puerpério. Nos últimos anos assistiu-se a um aumento do número de técnicas de analgesia e anestesia loco-regionais para o parto, acarretando risco de cefaleia pós punção da dura-máter, que deve ser reconhecida e tratada atempadamente. No entanto, o diagnóstico diferencial de cefaleia na puérpera é extremamente importante, pelo risco de fenómenos trombóticos que, quando não reconhecidos, podem ter graves consequências.

Encontra-se por esclarecer a associação entre técnicas loco-regionais e fenómenos trombóticos, embora alguns estudos defendam que a hipotensão intracraniana transitória causada por estas técnicas pode ser suficiente para criar uma estase venosa que poderá, associada ao estado de hipercoagulabilidade do puerpério, estar na génese de tromboses venosas cerebrais.

Apresentamos o caso de uma puérpera submetida a anestesia loco-regional para cesariana, cuja cefaleia foi inicialmente interpretada como cefaleia pós punção da dura-máter, atrasando o diagnóstico de trombose do seio cavernoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Maria, L. V. (2017). Trombose do seio cavernoso no puerpério em paciente submetida a bloqueio subaracnoideu. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 25(4), 124–126. https://doi.org/10.25751/rspa.7692