Habitar a “casa”, vivenciar a classe.
Aspirações partilhadas e alternativas materiais em famílias de classe média em Haedo (Buenos Aires, Argentina)
Resumo
No trabalho de campo etnográfico que desenvolvi entre 2015 e 2019 com famílias de classe média da zona Haedo (Argentina), reparei que a "casa própria" já não era considerada a materialidade moral privilegiada deste grupo social. Isto é significativo se considerarmos que historicamente na Argentina, pelo menos durante a primeira metade do século XX, a "casa própria" ocupava um lugar característico para as classes médias. Neste artigo questiono-me sobre o que acontece hoje com a casa e que outras materialidades surgem como clivagens a serem consideradas neste sector.
Downloads
Publicado
2021-02-23
Edição
Secção
Artigo de fundo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).