Música de los indios brasileños recopilada en el siglo XIX y en la primera mitad del siglo XX.

Apropiaciones y relecturas del colonizador y del músico occidental.

Autores/as

  • José D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumen

Este artigo–unindo as perspectivas historiográfica, antropológica e musicológica–busca examinar aspectos fundamentais da música indígena brasileira, particularmente a sua dimensão social e a história de sua apropriação e restrição pela cultura ocidental. Busca-se, sobretudo, refletir sobre a inadequação de abordagens que – até à primeira metade do século XX e em alguns casos persistindo ainda hoje – examinaram a prática musical indígena a partir de critérios de escuta e de anotação exclusivamente calcados nos parâmetros ocidentais. O texto intenta refletir sobre as distorções que podem surgir com o deslocamento de uma determinada produção cultural para fora de seu contexto.

Biografía del autor/a

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Brasil), nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Professor-Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2019-01-02

Número

Sección

Artículo de fondo