Sebastanismo/Sebastianismos? (em torno do mito sebástico)
Résumé
O sebastianismo é uma religião estritamente portuguesa, sustentando a Mensagem de Pessoa a fundamentação deste juízo. Todavia, nomes como o de Garrett, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Teixeira de Pascoaes, Oliveira Martins ou António Nobre constituem um importante acervo para o estudo deste mito. A embriaguez sebástica, mais ou menos camuflada, vestigia-se ainda em obras desta viragem do milénio. Não esquecendo o indiscutível binómio literatura-sociedade, e entrando numa perspectiva sociológica, atente-se ainda nos comportamentos e atitudes da sociedade contemporânea reflectidos em multímodos procedimentos de carácter revivalista.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Artigo breve
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).