Fórum: Para uma história dos efeitos das drogas: dos usos cerimoniais aos consumos malditos
Mots-clés :
Escritores experimentadores, História do uso de drogas, EstigmaRésumé
Neste texto, passamos em revista as transformações históricas que o uso de substâncias com efeitos psicotrópicos sofreu ao longo dos tempos. Para isso, chamamos a atenção para um processo de mercantilização e manuseamento químico das substâncias que decorreu nos séculos XVIII e XIX. De seguida, debruçamo-nos sobre as reflexões que diversos escritores experimentadores produziram e que ajudaram a balizar os tipos de experiência de consumo. Por último, fazemos notícia da emergência de comunidades de consumidores com altos índices de deterioração que inauguraram uma experiência trágica das drogas. Tudo isto, para podermos compreender, na sua verdadeira complexidade, a experiência do uso de drogas como descoberta e alienação de si. O dilema antropológico com o qual o actual utilizador de drogas tem que lidar.Téléchargements
Numéro
Rubrique
Artigo de fundo
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).