La culture gaziere. L'identité professionelle des gaziers dans une grande entreprise publique
Resumo
O artigo apresenta um estudo sobre a 'malaise' dos trabalhadores do Gás levado a cabo pela Direcção do Serviços EDF-GDF (DEGS-Paris), junto de cerca de 50 pessoas e em 10 regiões do território francês. Trata-se de deitar um olhar de fora sobre a profissão de trabalhador do Gás no âmbito das reformas levadas a cabo na primeira metade dos anos 90 no seio da EDF-GDF sobre os serviços mistos de distribuição de gás e electricidade. A transformação institucional, pelos questionamentos assim induzidos no seio do grupo profisional, apresentou-se como um 'revelador' priveligiado da identidade dos traballzadores do Gás e das suas conexões sociais.Downloads
Edição
Secção
Artigo breve
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).