Criação de uma Rede de Unidades Turísticas em Espaço Rural em Oleiros, Azeitão, Setúbal. Uma experiência de Ensino no Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL

  • Teresa Madeira da Silva DINÂMIA'CET-IUL, Instituto Universitário de Lisboa

Abstract

Pretende-se apresentar uma experiência de ensino de Projeto de Arquitetura do 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL, realizada no primeiro semestre do ano letivo de 2013/2014, de modo a refletir acerca das abordagens metodológicas abordadas e dos resultados obtidos.

A abordagem que se pretendeu a partir do projeto de arquitetura, centrou-se no desenho da arquitetura e da paisagem como um todo. Deste modo, a arquitetura passou a pertencer aos campos: organizacional, técnico e artístico, onde os usufruidores dos espaços tiveram um papel relevante. O objetivo metodológico aqui proposto pretendeu ultrapassar a descrição e o levantamento do sítio como origem do projeto de arquitetura e equacionar formas de atuação que passam pela organização e elaboração de programas tendo em conta as pessoas, a paisagem e a cultura.
Published
2018-09-12
Section
Studies