Is homelessness a matter of choice?

An exploratory study held in Azores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15847/cct.28721

Keywords:

homelessness, social and housing exclusion, Azores, free choice

Abstract

One of the critical issues in the public debate around homelessness is associated with the perception, widely held in Europe, that most people who remain homeless do so due to behavioural factors in the domain of free choice. It is argued that this fact, by imputing responsibility for the problem on the individual, constrains the debate as well social and political responses in this field. This article presents and discusses the results of an exploratory study focused on the Azores, based on the frame of participatory action research, including extensive and intensive methodologies. Firstly, we highlight some data regarding the count and socio-demographic characterization based on an online survey similar to the one adopted under the National Strategy for the Integration of People Experiencing Homelessness, referring to December 31st, 2020. Secondly, proposing a deepening of the European typology on homelessness and housing exclusion (ETHOS), we explore the meaning of being homeless based on six focus groups involving two actors whose perspective is considered relevant to understand this issue - people in this condition and professionals working with this target audience. Data were analysed considering the problem of free choice, identifying some of the crucial debates which may be conditioning societal choices. There is a growing trend in the phenomenon in which structural factors may be contributing to an increase in the number of people involved, as well as the severity of the situation faced in each of the domains discussed. It is also considered that the individualization of the problem contributes to the normalization of homelessness, and it is essential to recognize that it brings back to the spotlight the debate on collective definitions of citizenship.

Author Biographies

Lídia Fernandes, DINÂMIA’CET-Iscte

Lídia Canha Fernandes é investigadora integrada no DINÂMIA'CET-Iscte e colabora com o CICS.NOVA.UAc e CICS.UAc desde 2019. Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Sociologia da FCSH da Universidade dos Açores nos anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. Doutorada em Sociologia – Relações de trabalho, desigualdades sociais e sindicalismo (Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 2019). Mestre em Psicologia (Universidade do Minho, 1998) e em Sociologia (ISCTE, 2011). Recorrendo a abordagens metodológicas mistas e participativas, tem desenvolvido investigação sobre os temas: ação coletiva de desempregados; conflito, movimentos sociais e ação coletiva; (des)emprego e trabalho; financiarização e exclusão social; pobreza; imigração; género; condição de sem abrigo; ensino à distância; discursos de ódio.

Paulo Fontes, Universidade dos Açores e Universidade de Évora

Doutorado em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais pela Universidade de Évora em 2016. Licenciado em sociologia pela Universidade dos Açores em 2000, concluiu o mestrado em sociologia pela mesma Universidade em 2012. Autor e participante de projetos de intervenção com grupos de maior vulnerabilidade e exclusão social. Exerceu funções de coordenação na Novo Dia – Associação para a Inclusão Social de 2002 a 2022. Foi Diretor Regional da Solidariedade Social do XII Governo Regional dos Açores (2018-2019). As suas áreas de investigação incidem sobre Ciência Política, Relações Internacionais, Filosofia Social e Política e Estudos Europeus, abordando temas mais gerais, desde a teoria crítica da política internacional, dos Direitos Humanos até aos mais específicos, relativos aos Açores, às relações transatlânticas e à integração e política europeia. É Professor Auxiliar da Universidade dos Açores e é membro integrado do Centro de Estudos Humanísticos da mesma Universidade desde 2019 e membro colaborador do Centro de Investigação em Ciência Política das Universidades do Minho e de Évora desde 2013.

Ana Costa, DINÂMIA’CET-Iscte

Professora Auxiliar no Departamento de Economia Política do ISCTE–IUL e Investigadora do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (DINÂMIA’CET). Membro do Observatório sobre as Crises e as Alternativas. Com atividade científica nas áreas da história das ideias económicas, da economia política da austeridade e do conflito de valores, incomensurabilidade e valoração na tomada de decisão pública, tem publicado artigos em revistas científicas, como a Cambridge Journal of Economics, Ecological Economics, Environmental Values, Journal of Economic Issues, Revista Crítica de Ciências Sociais, Transfer e participado em diversos livros. Publicou recentemente A Ciência Económica em Portugal: Uma história Recente (Almedina, 2019).

Joana Lages, DINÂMIA’CET-Iscte

investigadora do DINÂMIA’CET do Iscte, co-fundadora da Associação Mulheres na Arquitectura. Doutorada em Urbanismo pela FAUL. Investigadora resposável do projecto ‘Care(4)Housing. A care through design approach to address housing precarity' (2022-2024).022-2024).

 

Hélder Fernandes, Novo Dia - Associação para a Inclusão Social

Licenciado e Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade dos Açores. Pós-graduado em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais ministrado pelo Instituto Português de Psicologia e outras Ciências. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com especialidade reconhecida em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Comunitária. Atualmente é Psicólogo na Novo Dia – Associação para a Inclusão Social, intervindo em contextos comunitários junto de públicos vulneráveis (e.g., pessoas em situação de sem-abrigo), coordenando e integrando uma Equipa de Rua. Autor e responsável de projetos de intervenção com grupos de maior vulnerabilidade e exclusão social e formador em área como violência(s), exclusão social e intervenção nos comportamentos aditivos e dependências. É colaborador voluntário no Gabinete de Psicologia Escolar, Orientação e Supervisão – GaPEOS da Universidade dos Açores e, de momento, possui algumas publicações em área como envolvimento escolar, educação para a saúde e exclusão social.

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Published

2023-10-09