Ruptura temporal das vivências cotidianas

Do passado sensível ao patrimônio afetivo de Paracatu de Baixo, Mariana, MG

Autores/as

Palabras clave:

Paracatu de Baixo, memórias, passado sensível, patrimônio afetivo

Resumen

O rompimento da barragem de Fundão, pertencente à empresa Samarco, em cinco de novembro de 2015, marcou um dos piores desastres socioambientais do Brasil. O colapso devastou a bacia do rio Doce e comunidades como Paracatu de Baixo, Mariana, MG. O local tornou-se símbolo de reivindicações por indenizações e preservação de seu patrimônio cultural. Esta pesquisa busca refletir como Paracatu de Baixo, hoje composto por ruínas, reverbera seu patrimônio cultural, a partir de vínculos afetivos, tornando-se símbolo de resistência, permitindo que a comunidade reafirme suas identidades e espaço na história a partir da compreensão e uso de seu passado sensível. A metodologia do artigo é constituída por pesquisa bibliográfica e pela pesquisa documental por meio de relatos da comunidade no jornal A Sirene, associada ao registro fotográfico do local realizada em pesquisa observatória. A análise de conteúdo de diferentes referências possibilitou reflexões sobre como a manutenção da lógica de comunidade e preservação das memórias, pertinentes para garantir as identidades locais no contexto da tragédia. A catástrofe expôs complexas relações sociais e a negligência às vítimas, destacando a urgência de reconhecer memórias e identidades culturais afetadas. Conclui-se que as mudanças no território precisam registrar o passado sensível do rompimento da barragem como também o patrimônio afetivo que denotam os vínculos entre a comunidade e seu (outro) lugar.

Biografía del autor/a

Leandro Brusadin, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Sociologia pela Université de Paris V - Faculté des Sciences Humaines et Sociales - Sorbonne (2019) onde atuou como pesquisador convidado no Centre de Recherche sur les Liens Sociaux. Pós-doutorado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo | EACH-USP (2015). Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista de Franca | UNESP (2011) na linha de pesquisa História e Cultura Social. Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi | UAM (2005) com bolsa CAPES. Bacharel em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas | PUC-Campinas (2001). Professor Associado do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná (DETUR | UFPR) e do Programa Permanente do Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTurismo | UFPR). Professor Permanente do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGACPS | UFMG). Membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo (ABRATUR) e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-Brasil). Editor Associado da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR). Líder do Grupo de Pesquisa Tessera Hospitalis - Núcleo de Pesquisa em Hospitalidade e Sociedade.

Lia Brusadin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pesquisadora em História da Arte e Preservação da Imagem. É Pós-Doutora em História da Arte (2022) pelo College of the Arts | School of Art and Art History da University of Florida (UF). Doutora em Artes na Linha de Pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural (2019) e Mestra em Artes na Linha de Pesquisa Arte e Tecnologia da Imagem (2014) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em História na Linha de Pesquisa Arte, Memória e Narrativa pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Cultura e Arte Barroca (2013) pelo Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Bacharela e Licenciada em História (2008) pela Universidade Estadual Paulista de Franca (UNESP). Técnica em Conservação e Restauro de Bens Culturais (2010) pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Atualmente é Professora Convidada da Pós-Graduação Lato Sensu em História da Arte da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq Imagem e Preservação (UFMG), Núcleo de Artes Visuais - NAVIS (Unespar) e Arte, Memória e Narrativa - AMENA (UFPR) e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios do ICOMOS-Brasil.

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Publicado

2025-04-01

Número

Sección

Article