De São Paulo de Luanda a São Paulo de Macau. Fundação e consolidação de duas cidades quinhentistas no Ultramar Português

Autores/as

Palabras clave:

Luanda, Macau, Arquitectura Militar, Morfologia Urbana, Império Colonial Português

Resumen

O presente artigo aborda o processo de fundação e consolidação das cidades de Luanda e Macau, onde os portugueses se estabeleceram no final do século XVI. Este estudo foi desenvolvido no âmbito de um Projecto de Investigação multidisciplinar, mas visou em particular a contextualização histórica nessas cidades dos territórios onde foram implantados dois importantes conjuntos arquitectónicos na segunda metade do século XX, da autoria de Fernão Lopes Simões de Carvalho (Luanda, 1929) e de Manuel Vicente (Lisboa 1934 – 2013): respectivamente o Bairro Prenda, em Luanda, e o Bloco de Habitações para a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, nesta cidade. A natureza da presente investigação conformou, em concreto, matéria científica autónoma, da qual resulta o presente texto. O levantamento a anteriori das suas circunstâncias históricas, políticas e territoriais será útil e pertinente para o entendimento - individual ou cruzado - dessas duas metrópoles contemporâneas, em particular perante o quadro radical de alterações que as mesmas sofreram ao longo do último centénio.

Mereceram especial atenção as obras de Arquitectura Religiosa, Militar e Civil mais significativas de cada cidade - que localizamos sobre bases iconográficas produzidas entre o primeiro quartel do século XVII e o derradeiro quartel do século XIX - pela importância que possuíam no quotidiano e no governo dessas urbes.

Biografía del autor/a

jose luís saldanha, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Dinâmia'CET-IUL

José Luís Possolo de Saldanha, nascido em Lisboa a 10/9/1966, é licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para a realização da Tese de Doutoramento, que defendeu na Escola Técnica Superior de Arquitectura da Universidade de Sevilha em 2003. É Professor Auxiliar no Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa - do qual é presentemente director - desde  2006, sendo investigador no Dinâmia’CET-IUL. Foi presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL no biénio 2013-2014.

Publicado

2018-09-12

Número

Sección

Article