‘Eu pertenço ao grupo de pessoas que acha que deve haver intervenção pública na habitação privada’

Entrevista com Jorge Malheiros

Autores/as

  • Sílvia Leiria Viegas Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve (CIAC-UAlg) https://orcid.org/0000-0002-3265-3108
  • Sílvia Jorge CiTUA/IST-UL

Palabras clave:

Habitação, Migrações, Covid-19, Portugal

Resumen

Nesta entrevista, Jorge Malheiros aborda questões que cruzam o acesso a uma habitação condigna em Portugal e as migrações, tendo em conta a lente amplificadora e de análise introduzida pela pandemia de COVID-19. A conversa desenvolve-se em torno de quatro eixos principais: (1) os problemas estruturais de construção de cidadania e o seu impacte na vida quotidiana, incidindo nos migrantes e refugiados, em Portugal; (2) as respostas públicas dadas em democracia a estes problemas; (3) as falhas evidenciadas pela COVID-19 e as velhas/novas prioridades de intervenção; e (4) os desafios futuros.

Biografía del autor/a

Sílvia Leiria Viegas, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve (CIAC-UAlg)

Sílvia Leiria Viegas é arquitecta. Licenciou-se na Universidade Lusíada de Lisboa, em 1999. Concluiu o mestrado em Cultura Arquitectónica Contemporânea e Construção da Sociedade Moderna na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FA-UTL), em 2004. Doutorou-se em Arquitectura, especialidade de Conservação e Reabilitação, pela Universidade de Lisboa, em 2015, com a tese "Luanda, Cidade (im)Previsível? Governação e Transformação Urbana e Habitacional: Paradigmas de Intervenção e Resistências no Novo Milénio". É membro do Grupo de Estudos Sócio-Territoriais Urbanos e de Acção Local (GESTUAL/FA-UL), desde 2010, onde integra o projecto de investigação "Africa Habitat: From the sustainability of habitat to the quality of inhabit in the urban margins of Luanda and Maputo (2018/2021)", coordenado por Isabel Raposo e financiado pela FCT/Aga Khan. É ainda membro do Inter-Thematic Group on Migration (ITM) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), desde 2017. Também integrou o projecto "Global Report on Culture and Sustainable Urban Development: Regional Survey for Portuguese Speaking Countries", coordenado por Walter Rossa e produzido pela UNESCO para a "New Urban Agenda" no contexto dos Post-2015 Sustainable Development Goals das Nações Unidas (ONU), em 2016. Participou no projecto "Mediterranean City-to-City Migration Project", coordenado por Yves Cabannes e Barbara Lipietz, produzido por United Cities and Local Governments (UCLG) com a Bartlett (DPU), University College of London (UCL), em 2017. É bolseira FCT (SFRH/BPD/118022/2016) de pós-doutoramento para o desenvolvimento do projecto individual de pesquisa "INSEhRE 21. Inclusão Sócio-Espacial e Habitacional dos Refugiados na Europa de Hoje: Lições da Diáspora Africana em Portugal" sendo, neste âmbito, investigadora do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitectura (CCArq) do CES-UC, desde 2017.

Citas

-

Publicado

2022-12-29

Número

Sección

Dossier Interview