A Rede Social e o Desenvolvimento Local: Parcerias Sociais e Planeamento Participado
Palabras clave:
rede social, parcerias, planeamento estratégico participado, pobreza e exclusão social e desenvolvimento social localResumen
Novas formas de aprendizagem, novos olhares, novas medidas de política, novas formas de fazer, ou como refere Isabel Guerra (2001: 64) "novas formas de viver em conjunto" e de reflectir os problemas e as necessidades locais, vêem-se conjugando no combate à pobreza e à exclusão social, tendo em vista o desenvolvimento sustentado. O Programa Rede Social que o presente artigo pretende dar a conhecer, é um dos relevantes contributos nesse sentido. A aposta incide em dois eixos fundamentais: no desenvolvimento de estruturas de parceria, nas quais as autarquias assumem um papel de dinamização fulcral e na promoção do desenvolvimento social local, pela introdução de dinâmicas de planeamento estratégico participado. Embora de forma breve, esboçam-se também as reflexões possíveis, em torno de alguns dos resultados já visíveis.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Cidades, Comunidades e Territórios by DINÂMIA'CET-IUL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 4.0 Unported License.Permissions beyond the scope of this license may be available at mailto:cidades.dinamiacet@iscte.pt.