Fendas em uma cidade cindida
Habitação popular na cidade de São Paulo
Mots-clés :
habitação popular, habitação social em São Paulo, bairros precários paulistanosRésumé
Este ensaio traz considerações sobre os bairros populares da cidade de São Paulo (periferias, favelas, ocupações de edifícios por parte de movimentos de moradia e conjuntos habitacionais), tendo por base uma década de trabalho sistemático de observação. Nele se observam os vários movimentos no sentido da configuração do espaço da habitação popular paulistana, desde os primeiros esforços de reverter a cisão estabelecida na cidade a partir da experiência moderna que ali se instala no final do século XIX, passando em revista algumas ações do Poder Público ao longo do século XX e instrumentos recentes de planejamento. O texto aqui apresentado vai em busca de possibilidades no enfrentamento do grande desafio relativo à habitação na cidade de São Paulo, a saber, seus bairros populares, com suas múltiplas precariedades. Habitação é aqui entendida no seu sentido pleno, ou seja, moradia associada a infraestrutura urbana e equipamentos públicos.
Références
BONDUKI, N. G. Origens da habitação social no Brasil, Arquitetura moderna, Lei do
Inquilinato e difusão da casa própria São Paulo: Estação Liberdade: FAPESP, 1998
JESUS, C. M., Quarto de despejo. Edição Popular. (Publicação original 1960) s/d disponível em <https://www.academia.edu/37114289/Quarto_de_despejo_Carolina_Maria_de_Jesus_1_> acesso em Nov 2019
MARICATO, E. Metrópole, legislação e desigualdade. Estudos Avançados. 17. (2003)
MDF (Movimento de Defesa do Favelado) https://www.mdf.org.br/historia
PASTERNAK, S. P. Favelas em São Paulo - censos, consensos e contra-sensos Cadernos
Metrópole n.5 São Paulo: EDUC, 2001
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cidades, Comunidades e Territórios by DINÂMIA'CET-IUL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 4.0 Unported License.Permissions beyond the scope of this license may be available at mailto:cidades.dinamiacet@iscte.pt.