Projeto Pinte Seu Patrimônio

Uma prática de preservação e cidadania

Auteurs-es

Mots-clés :

cal, revestimento, cidadania, patrimônio, restauro

Résumé

Tradicionalmente, na arquitetura colonial de Olinda, as casas eram pintadas com tintas à base de cal. Apenas no século XIX iniciam-se as pinturas à base de óleo e posteriormente tintas PVC e PVA/Látex. Entretanto, ao longo dos anos, a soma da pintura inadequada com umidade, intempéries e poluição mostra-se prejudicial à alvenaria antiga, causando danos como descascamento, mofo, bolhas e fissuras.
O Projeto Pinte Seu Patrimônio - PSP, promovido pela Prefeitura Municipal, tem como objetivo executar a pintura de fachadas da área demarcada como Polígono Tombado, através da reversão da utilização de tintas que produzem película impermeável e a substituição por pintura à base de cal virgem, também chamada de cal viva (cal resultante de processos de calcinação, comercializada em pó). Assim, visando evitar danos recorrentes às fachadas dos imóveis, a retomada da prática de utilização da tradicional pintura à base de cal torna-se fortalecida.
Neste contexto, o morador do imóvel participa fornecendo materiais necessários à execução do serviço que é coordenado por profissionais técnicos da Prefeitura de Olinda. Em meio à importância da salvaguarda do patrimônio construído, surge a oportunidade de cunho social e de resgate da cidadania: a utilização da mão de obra de condenados.
Destaca-se que o Projeto vai além de pintar fachadas do Sítio Histórico de Olinda, uma vez que fomenta a preservação do patrimônio material, difundindo a técnica tradicional, torna o morador proliferador da boa prática de preservação, além de fomentar a ressocialização do grupo de apenados.
O PSP possui cerca de dois anos de execução, contemplou 11 imóveis, possui uma lista de espera de 32 imóveis inscritos e foi vencedor da edição de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, principal reconhecimento de boa prática de preservação do patrimônio cultural brasileiro.
O presente artigo, cuja autora atuou como Secretária Executiva de Patrimônio de Olinda e coordenadora do Projeto Pinte Seu Patrimônio, visa registrar e difundir cerca de dois anos de execução do PSP ao historiar seus objetivos, etapas e resultados obtidos; destacando o seu papel na preservação do patrimônio através do envolvimento da comunidade.

Références

Barreto, J., Milet, V. (Org.) (2019). Conservar: Olinda boas práticas no casario. Olinda: CECI – Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada.

Bonelli, R. (2006). Manual Prático do Uso da Cal. IPHAN – 14ª SR/ Programa Monumenta.

Diário de Pernambuco (2020). “Convênio permite a qualificação de 400 reeducandos”. Publicada em 29/09/2020. https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/09/termo-de-convenio-permite-a-qualificacao-de-400-reeducandos.html

IPHAN (1995). Rerratificação do Polígono de Tombamento do Município de Olinda e Seu Entorno Nº155/79. Escritório Técnico de Olinda da 4ª DR/ SPHAN/ Pró-Memória e Fundação de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda.

IPHAN (2019). Pintura de construções históricas de Olinda (PE) socializa e preserva o Patrimônio Cultura. Publicada em 11/09/2019. http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/5339

IPHAN (2019). Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/172

Jornal do Commércio (2018). “Prefeitura e moradores recuperam fachadas do casario de Olinda”. https://jc.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2018/06/05/prefeitura-e-moradores-recuperam-fachadas-do-casario-em-olinda-342068.php

Kanan, M. (2008). Manual de Conservação e Intervenção em Argamassas e Revestimentos à Base de Cal. Brasília: IPHAN - Programa Monumenta.

Leia Já (2020). “Sítio Histórico de Olinda está sendo restaurado por presos”. https://www.leiaja.com/noticias/2020/03/14/sitio-historico-de-olinda-esta-sendo-restaurado-por-presos/

Olinda (1992). Lei Nº4849/92 - Legislação Urbanística dos Sítios Históricos De Olinda, Prefeitura Municipal de Olinda.

Por Aqui (2018). “Casario Olindense é restaurado com parceria entre prefeitura e moradores”. https://poraqui.com/olinda/casarios-olindenses-sao-restaurados-com-parceria-entre-prefeitura-e-moradores/

Recife Olinda (2018). “Sítio Histórico de Olinda ganha novas cores com o projeto Pinte Seu Patrimônio”. https://www.recifeolinda.com/2018/05/sitio-historico-de-olinda-ganha-novas.html

UNESCO (1982). Patrimônio Mundial no Brasil. https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/world-heritage-brazil

Veiga, M., Tavares, M. (2002).” Características das Paredes Antigas. Requisitos dos Revestimentos por Pintura”, Actas do Encontro “A indústria das tintas no início do século XXI”. Lisboa: APTET.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-23

Numéro

Rubrique

Dossier Articles