As pinturas nas colagens de Mies Van der Rohe

Auteurs-es

Mots-clés :

arquitectura, arte, Mies, colagem, pintura, escultura

Résumé

Muito se tem escrito sobre a produção arquitetónica de Ludwig Mies van der Rohe, arquiteto alemão naturalizado americano, autor de algumas das mais relevantes obras de arquitetura do século XX. Mies produziu um extenso conjunto de colagens, hoje arquivadas no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que revelam uma apurada estética de representação arquitetónica. A principal investigação sobre este conjunto de colagens de Mies encontra-se explanada no livro Montage Collage, de Andreas F. Beitin, Wolf Eiermann e Brigitte Franzen, que constituiu o catálogo da mostra “Mies van der Rohe: As colagens do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque”, apresentada a 28 de outubro de 2016, no Fórum Ludwig em Aachen na Alemanha. Esta investigação ofereceu, a seu tempo, um inegável contributo para inaugurar a reflexão sobre este tema. No entanto, neste artigo centramo-nos num elemento essencial da composição, que não tem sido suficientemente estudado: as obras de arte.

Références

Beitin, A., Eiermann, W., & Franzen, B. (2017). Montage Collage. Aachen: Buchhandlung Walther Konig.

Berlinische Galerie - Museum Fur Moderne Kunst (1919). Begleitheft zu: Ausstellung für unbekannte Architekten (abril, 1919). https://sammlung-online.berlinischegalerie.de:443/eMP/eMuseumPlus?service=ExternalInterface&module=collection&objectId=210206&viewType=detailView.

Blaser, W. (1997). Mies Van der Rohe. Basel: Birkhauser.

Bottero, B., & Negri, A. (1997). La Cultura Del Novecientos: Arquitectura | Artes Plásticas. Siglo XXI de España Editores.

Cohen, J. (1994; 1996). Mies Van Der Rohe. Versão inglesa traduzida por Maggie Rosengarten. London: Taylor & Francis LTD.

Daza, R. (2008). Buscando a Mies. Barcelona: Actar. Nueva York: Actar Pro.

Deitz, P. (1986). A two-day tour of Mies legacy. The New-York Times. 8 June 1986. https://www.nytimes.com/1986/06/08/travel/a-two-day-tour-of-mies-s-legacy.html.

Fagan, M. (2016). Commentaries on Art and Life. http://maryfagan.net/Klee.html.

García, S., Sevilla, L., Fayos, J., & Reig, I. (2013). Mies van der Rohe. De los Concursos a las Exposiciones; Del fotomontaje a la técnica del papel pintado. EGA-revista de expresión gráfica arquitectónica, 21, 174–185.

Goto, F. (2013). A reconsideration of the use of collages in Mies van der Rohe's architectural plans: Mies’ Collection of Modern Art and Avant-Garde Collage. Tokyo: Keio University. https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjh54q6vN7pAhUK0uAKHSV3BkoQFjAAegQIBBAB&url=http%3A%2F%2Fkoara.lib.keio.ac.jp%2Fxoonips%2Fmodules%2Fxoonips%2Fdownload.php%2FKO12002001-20110331-0303.pdf%3Ffile_id%3D52692&usg=AOvVaw0d7yFzdB8WCENJdu2b5Gyp.

Helfenstein, J., & Turner, E. (2007). Klee and America. The Menil Collection. New York: Neue Galerie.

Hume, H. (1998; 2010). The Art Teacher's Book of Lists - Definitions of Art Tools and Materials - 6.1 Quotations, Cap. 6. 2nd edition. San Francisco: Jossey-Bass.

Kim, D., Kim, I., Choi, W. (maio, 2010). A study on Characteristics of the Court in Mies van der Rohe’s Hubbe House. Korea: Ajou University, Kyunghee University, Soongsil University. https://www.jstage.jst.go.jp/article/jaabe/9/1/9_1_1/_pdf/-char/en.

Lambert, P. (2001). Mies in America - «The Architect as Art Collector», by Vivian Endicott Barnett. The Whitney Museum of American Art. New York: Hatje Cantz Publishers.

Linares Garcia, F. (2018). Recorta y pega: los primeiros usos del collage y fotomontaje en la representación de la arquitectura moderna. Estoa, 13, 7, Julio-Deciembre, 37–49

Loud, P., Kahn, L. (1989). The Art Museums of Louis I. Kahn. Durham: Duke University Press.

Majó, P. (2006). Mies y el fotomontaje. DC Revista Critica Arquitectónica Barcelona: Escola Tècnica Superior d’Arquitetura de Barcelona. 15-16, Departament de Composicó Arquitectònica, 177–184.

Mertins, D. (2014). MIES. 10 de março. London: Phaidon Press.

Millau, X. (2010). El fotomuntatge arquitectònic. El cas de Mies van der Rohe. Les premiers avantguades. Vol. I. Girona: Universidade de Girona.

Mindeguía, F. (2018). MIES VAN DER ROHE, The interior of the Resor House. http://www.mindeguia.com/dibex/Mies_Resor-e.htm.

Neumeyer, F. (1991). Capítulo IV. The Artless Word: Mies van der Rohe on the Building Art 1939-1969. Translated by Mark Jarzombek. 5th edition. London: The MIT Press.

Norton Simon Museum (S.D.D. Heavy Circles. https://www.nortonsimon.org/art/detail/P.1953.216/.

Resor, H. (1937). Letter Helen Resor - Alfred H. Barr. 12th July. MoMA Archives.

Riley, T. (2001). Mies in Berlin: Architectures of Becoming: Mies van der Rohe and the Avant-Garde. New York: The Museum of Modern Art.

Riley, T. (2002). Envisioning Architecture, Drawings from the Museum of Modern Art. New York: Department of Publications, The Museum of Modern Art.

S.A. (S.D.). The art story. Der Blaue Reiter. https://www.theartstory.org/movement/der-blaue-reiter/.

Schulze, F., & Windhorst, E. (2012). Cap. 15 Recessional 1962-69. Mies Van der Rohe, A critical biography. New and revised edition. Chicago, London: The University of Chicago Press.

Sherwood, R. (2001). Modern Housing Prototypes. 7th edition. Cambridge: Harvard University Press.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-23

Numéro

Rubrique

Essay