Estética ou algo mais? O neofolk como veículo de divulgação de ideário de extrema-direita

Auteurs-es

Mots-clés :

música, extrema-direita, neofolk

Résumé

A música popular tem sido utilizada como meio para a mobilização política. São disso exemplo o folk americano, a chanson française ou a música de intervenção portuguesa dos anos 1960 e 1970 e as suas mensagens anti-guerra. O punk, hip-hop, rap ou Riot Grrrls, em décadas mais recentes, procuram também despertar consciências para questões raciais, de desigualdade de género ou de opressão patriarcal. Menos atenção tem sido dada à utilização da música pela extrema-direita como forma de promoção das suas ideias. O Neofolk tem sido apontado como um dos meios para divulgar ideologia desta índole, devendo-se muita dessa associação à estética usada por algumas bandas. O presente artigo visa clarificar se o recurso à simbologia e indumentária nazifascista por parte destes grupos é apenas uma questão estética ou algo mais. Com base na análise documental e metodologia netnográfica analisam-se entrevistas, vídeos de atuações ao vivo, músicas e álbuns de algumas das bandas que mais vezes são acusadas de procurarem esconder uma agenda política por detrás dos seus projetos musicais. Dá-se especial atenção às caixas de comentários relativos aos vídeos analisados, no sentido de perceber qual a perceção dos fãs perante a estética utilizada. A análise permite concluir que se verifica um certo pânico moral em torno das ligações do Neofolk à extrema-direita, embora seja possível concluir que alguns dos projetos analisados tendem, de facto, a fazer com que os fãs percecionem que se estão a defender ideias fascistas, como sucede no caso do marcial industrial, um dos subgrupos do industrial.

Références

Adorno, T. W. (2020). Aspectos do novo radicalismo de direita. São Paulo: Editora UNESP.

Buesnel, R. (2020). National Socialist Black Metal: A case study in the longevity of far-right ideologies in heavy metal subcultures, Patterns of Prejudice, 54(4), 393–408. https://doi.org/10.1080/0031322X.2020.1800987

Côrte-Real, M. de S. J. (2014). Sons de Abril: Estilos musicais e movimentos de intervenção político-cultural na Revolução de 1974, Revista Portuguesa de Musicologia, 6(0), 141–172.

Diesel, A., Gerten, D., & Wolff, M. (2013). Looking for Europe: The history of Neofolk. Los Angeles: Index Verlag.

Feixa, C., Oliveira, V. H. N., Lacerda, M. P. C. de, & Santos, A. M. dos. (2018). Culturas juvenis e temas sensíveis ao contemporâneo: Uma entrevista com Carles Feixa Pampols, Educar em Revista, 34(70), 311–325. https://doi.org/10.1590/0104-4060.58145

Forbes, R. (1995). Misery and purity: A history and personal interpretation of Death in June. Amersham: Jara Press.

Freire, V. L. B., & Augusto, E. S. (2014). Sobre flores e canhões: Canções de protesto em festivais de música popular, Per Musi, 29, 220–230. https://doi.org/10.1590/S1517-75992014000100022

Gouvêa, M. A. R. (2014). “Você corta um verso, eu invento outro”: O poder linguístico-discursivo da música de protesto no período da ditadura militar, Literatura e Autoritarismo, 0(23), Article 23. https://doi.org/10.5902/1679849X13954

Granholm, K. (2011). “Sons of Northern Darkness”: Heathen Influences in Black Metal and Neofolk Music, Numen, 58(4), 514–544.

Guerra, P. (2020). The Song Is Still a ‘Weapon’: The Portuguese Identity in Times of Crises, YOUNG, 28(1), 14–31. https://doi.org/10.1177/1103308819829603

Guerra, P., Feixa Pàmpols, C., Blackman, S., & Ostegaard, J. (2020). Introduction: Songs that Sing the Crisis: Music, Words, Youth Narratives and Identities in Late Modernity, YOUNG, 28(1), 5–13. https://doi.org/10.1177/1103308819879825

Hall, M. M. (2017). Death in June and the Apoliteic Specter of Neofolk in Germany, German Politics and Society, 35(2), 60–79. https://doi.org/10.3167/gps.2017.350205

Hanley, J. J. (2004). «The Land of Rape and Honey»: The Use of World War II Propaganda in the Music Videos of Ministry and Laibach, American Music, 22(1), 158–175. https://doi.org/10.2307/3592974

Kirk, R. (2009). “Revolt Against the Modern World:” Exploring the Post-Industrial Roman of Neo-Folk, Nota Bene: Canadian Undergraduate Journal of Musicology, 2(1), 88–103.

Kozinets, R. (2019). Netnography: The essential guide to qualitative social media research (3rd edition). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.

Leigh, A. (2008). Just Fascination—Extreme Political Imagery in Undergound Industrial Music. https://pt.scribd.com/document/210216506/Adam-Leigh-Just-Fascination-Extreme-Political-Imagery-in-Undergound-Industrial-Music

Marchi, R., & Zúquete, J. (2016). The Other Side of Protest Music: The Extreme Right and Skinhead Culture in Democratic Portugal (1974-2015), JOMEC Journal, 9, 48–69. https://doi.org/10.18573/j.2016.10042

Matzke, P., & Seeliger, T. (Eds.) (2003). Das Gothic- und Dark Wave-Lexikon: Die schwarze Szene von A-Z (Erw. Neuausg). Berlin: Schwarzkopf & Schwarzkopf.

Möller, V., & Mischler, A. (2020). The Soundtrack of the Extreme: Nasheeds and Right-Wing Extremist Music as a “Gateway Drug” into the Radical Scene?, International Annals of Criminology, 58(2), 291–334. https://doi.org/10.1017/cri.2020.27

Naiman, T. (2018). Camp Fascism: The Tyranny of the Beat. n A. Dillane, M. J. Power, E. Devereux, & A. Haynes (Eds.), Songs of social protest: International perspectives (pp. 334–353). London and New York: Rowman & Littlefield International.

Obodda, S. (2002). Sordid Allusion: The Use of Nazi Aesthetic in Gothic and Industrial Genres. Princeton University.

Powell, L., & Southgate, T. (2020). Judas Kiss. Industrial culture and beyond. Black Front Press.

Reed, S. A. (2013). Back and Forth: Industrial Music and Fascism. In Assimilate: A Critical History of Industrial Music (pp. 237–362). New York: Oxford University Press.

Richardson, J. (2017). Recontextualization and Fascist Music. In S. McKerrell & L. C.S. Way, Music as Multimodal Discourse. London: Bloomsbury Academic.

Roe, S. (2020). Against the Modern World: Neofolk and the Authentic Ritual Experience, Literature & Aesthetics, 29(2), Article 2.

Shekhovtsov, A. (2009). Apoliteic music: Neo-Folk, Martial Industrial and ‘metapolitical fascism’, Patterns of Prejudice, 43(5), 431–457. https://doi.org/10.1080/00313220903338990

Shekhovtsov, A. (2013). Music and the Other: An introduction, Patterns of Prejudice, 47(4–5), 329–335. https://doi.org/10.1080/0031322X.2013.850801

Simões, J. A., & Campos, R. (2016). Juventude, movimentos sociais e redes digitais de protesto em época de crise, Comunicação Mídia e Consumo, 13(38), 130–150. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i38.1159

Sontag, S. (1975). Fascinating Fascism, by Susan Sontag, The New York Review of Books. https://www.nybooks.com/articles/1975/02/06/fascinating-fascism/

Speit, A. (Ed.). (2002). Ästhetische Mobilmachung: Dark Wave, Neofolk und Industrial im Spannungsfeld rechter Ideologien. Hamburg: Unrast.

Sweers, B. (2005). The power to influence minds: German Folk Music during the nazi Era and After. In T. Evans (Ed.), Pop Music and Politics. (pp. 65–86). London: Routledge.

Turner-Graham, E. (2010). “Keep Feeling Fasci/nation”: Neofolk and the Search for Europe. In S. Buttsworth & M. Abbenhuis (Eds.), Monsters in the Mirror. Santa Barbara: Praeger.

Velasco-Pufleau, L. (2014). Reflections on Music and Propaganda, Contemporary Aesthetics, 12, 1–11.

Webb, P. (2008). Exploring the networked worlds of popular music: Milieu cultures. New York: Routledge.

Weij, F., & Berkers, P. (2017). The politics of musical activism: Western YouTube reception of Pussy Riot’s punk performances, Convergence. https://doi.org/10.1177/1354856517706493

Wu, S. (2019). “Sehnsucht” for the spiritual pagan homeland in Neofolk: A study on the deviant white subculture. University of Turku School of History, Culture and Arts Studies.

Zuin, L. (2012). Nachtmahr e a estética militarista na música industrial. Em J. E. Menezes & M. Cardoso, Comunicação e cultura do ouvir (pp. 99–124). São Paulo: Editora Plêiade.

Téléchargements

Publié-e

2021-10-20

Numéro

Rubrique

Article