Project Mulheres em Construção: Interview
Mots-clés :
empowerment of women, feminist methodologies, construction, Portugal, architectureRésumé
O direito à presença das mulheres nos contextos sociais e profissionais masculinizados continua a ser parte importante da luta pela igualdade entre mulheres e homens. O projeto Mulheres em Construção (MemC), da associação portuguesa Mulheres na Arquitectura, surgiu em 2021 no contexto do programa Bairros Saudáveis. O MemC promove a formação de mulheres, do Barro de Santiago (Aveiro, Portugal), em condições de vulnerabilidade sociolaboral e procura dar-lhes competências no âmbito da construção civil, nunca esquecendo a sua dimensão feminista na organização e na concretização dos trabalhos. Esta entrevista com a equipa do MemC procura dar a conhecer o projeto, o seu desenvolvimento e conquistas.
Références
Antunes, L., Cavalcanti, G., Parnisari, E., Robalo, P., Rusconi, I. (2022). Mulheres em Construção! Um projecto ecofeminista em Aveiro. Le Monde Diplomatique (ed. portuguesa). https://pt.mondediplo.com/2022/05/um-projecto-ecofeminista-em-aveiro.html
Santana, M.J. (2022). Mulheres de um bairro de Aveiro vão deixar de “chamar um homem” para as reparações lá em casa. P3 – Público. https://jornal.bairrossaudaveis.gov.pt/noticias/00000173,00000009/index.htm?elas-querem-abrir-portas-mas-tambem-repara-las
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Patrícia Santos Pedrosa, Natália Fávero 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Cidades, Comunidades e Territórios by DINÂMIA'CET-IUL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 4.0 Unported License.Permissions beyond the scope of this license may be available at mailto:cidades.dinamiacet@iscte.pt.