Riscos Educativos no Ensino Básico: Uma Aproximação às Dinâmicas Territoriais
Mots-clés :
risco educativo, desenvolvimento socio-territorial, comunidade educativaRésumé
Este artigo é uma versão síntese do estudo denominado "Identificação dos Riscos Educativos no Ensino Básico", (no prelo) realizado pelo CET em 2001/2002. Foi promovido pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. O estudo teve como objecto fundamental explorar a informação estatística existente sobre o ensino básico com vista à identificação de vulnerabilidades e potencialidades na actual rede de educação, nomeadamente, a identificação de territórios de maior incidência de "situações potenciais de risco educativo". Tendo por base estatísticas da educação de 1996/97 (DAPP) e de caracterização socioeconómica das regiões desenvolveu-se a análise estatística ao nível das NUTS II e III e ao nível dos concelhos. Os dados estatísticos aqui apresentados retractam apenas alguns dos aspectos mais relevantes do ponto de vista da sua expressão territorial.
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