Lisboa, um Projecto para a Metrópole?
Expansão e Identificação da Metrópole de Lisboa
Mots-clés :
processo de urbanização de Lisboa, expansão e identificação da Área Metropolitana de Lisboa, debate sobre a metrópole de LisboaRésumé
Com o país regressado, em meados dos anos oitenta do século passado, às suas fronteiras originais no quadro europeu, Lisboa incrementou, numa primeira fase, a sua ancestral centralidade urbana, reforçada ainda pela própria centralização política, ao mesmo tempo que se intensificava a ocupação do respectivo território metropolitano. A partir daquele período, importantes mudanças da conjuntura política e económica irão aprofundar o papel político e urbano do respectivo território, à luz do qual se tornam mais visíveis as clivagens espaciais e as segmentações sociais que, internamente, atravessam e diferenciam aquele espaço metropolitano. Mas é também num tal contexto, porque relativamente estabilizado, ainda que nas suas próprias assimetrias económicas e sociais, que surge com maior evidência a necessidade de lhe conferir um estatuto adequado. Torna-se necessário, por isso, aprofundar alguma da informação empírica disponível sobre aquele período mais recente, procurando romper os limites daquela entidade, tendencialmente regional, que dá pelo nome de "área metropolitana" de Lisboa. Será pois no quadro de um tal debate que parece pertinente colocar a questão institucional de identificação dessa outra entidade, que precisamente designámos de Metrópole de Lisboa.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cidades, Comunidades e Territórios by DINÂMIA'CET-IUL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 4.0 Unported License.Permissions beyond the scope of this license may be available at mailto:cidades.dinamiacet@iscte.pt.