La Cultura en las Estrategias de Transformación Social Urbanística de las Ciudades: Barcelona, del Modelo al Espectáculo
Mots-clés :
cultura, política cultural, política urbana, urbanismo, produção de imagensRésumé
As reflexões que a partir de 1990 surgem em torno da cultura como elemento de poder abrem as portas para a compreensão da sua importância na transformação que actualmente experimentam os espaços urbanos. Num período de mudança das formas e dos modos de regulação, a cultura aparece como um instrumento de poder que, através de diferentes definições, facilita e legitima a referida transição. Desde o princípio dos anos 80 que a cidade de Barcelona é pensada a partir da construção de uma política urbana que se fundamenta em dois pilares: a transformação urbanística e a produção de imagens. A linguagem da cultura e o papel dos espaços públicos convertem-se em estratégias urbanas que transformam mmfologicamente a cidade e criam imagens capazes de aglutinar a cidadania: esta política urbana passa a ser a própria imagem da cidade. Numa segunda etapa os requisitos da iniciativa privada são muito maiores e mais evidentes e surge o paradoxo de que aquele "modelo Barcelona" da etapa olímpica não se cumpre na cidade que o criou. Abre-se também uma aparente aposta para uma cidade multicultural que não deixa de ser senão uma imagem funcional utilizada para evitar o conflito e banalizar a diferença.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cidades, Comunidades e Territórios by DINÂMIA'CET-IUL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 4.0 Unported License.Permissions beyond the scope of this license may be available at mailto:cidades.dinamiacet@iscte.pt.