Avaliação Externa do Programa Escolhas – 2ª. Geração

Alguns desafios teórico-metodológicos

Auteurs-es

  • Isabel Duarte CET
  • Cristina Roldão CIES
  • João Manuel Nogueira
  • Sónia Costa DINÂMIA'CET-IUL

Mots-clés :

avaliação, exclusão infanto-juvenil, metodologias participativas

Résumé

O presente artigo resulta de um processo de avaliação externa do Programa Escolhas 2ª. Geração desenvolvido pelo Centro de Estudos Territoriais (CET/ISCTE) entre Dezembro de 2005 e Junho de 2007. Mais do que descrever o processo avaliativo e apresentar resultados pretende-se reflectir sobre aspectos particulares do Programa e questionamentos suscitados pela avaliação desenvolvida. A qualidade global do Programa colocou, naturalmente, um desafio adicional à avaliação externa, atravessada por um elevado número de questões e interrogações relativamente ao seu objecto: exclusão infanto-juvenil e equidade territorial na distribuição dos recursos; especificidade das metodologias participativas com crianças e jovens; avaliação de componentes Web no contexto de sistemas de monitorização e avaliação e de informação e comunicação, são alguns dos temas que desafiaram a equipa de avaliação, cuja reflexão aqui se partilha.

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Publié-e

2007-12-01

Numéro

Rubrique

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