Villa Sanhauá em João Pessoa (PB, Brasil)
Estudo de caso para a requalificação de centros históricos na América Latina
Palavras-chave:
patrimônio histórico, requalificação urbana, moradia, pós-usoResumo
Intervir em centros históricos sempre se demonstrou um desafio complexo, pois incidem vários fatores sociais e econômicos, além da própria complexidade da requalificação urbana de áreas consolidadas no resultado do projeto.
A região Nordeste do Brasil, berço da colonização portuguesa nas Américas e principal locus das parcas cidades edificadas no período, tem como pano de fundo atualmente a remodelação de seus centros históricos para a valorização de atividades de lazer, turismo, comércio/serviços e por último, moradias. Este quadro é fruto das transformações modernizantes ocorridas a partir do século XX, segundo as quais a introdução de novas construções estandardizadas que não respeitam o entorno e o grande investimento em infraestrutura viária descaracterizaram as edificações, afugentaram os moradores originais e drenaram a “historicidade” e a identidade delas.
O tema proposto para esse artigo avaliará por meio de visitas técnicas e da análise do projeto executado a ocupação de imóveis históricos no centro da cidade de João Pessoa, mais precisamente a recém-inaugurada Villa Sanhauá – intervenção da Prefeitura Municipal em oito casarões em ruínas localizados na rua João Suassuna, no bairro do Varadouro inserido na cidade baixa, início da ocupação portuguesa na região. Duas matrizes de análise são enfatizadas: a verificação de um projeto coadunado com a requalificação urbana do bairro, averiguando a ocorrência da preservação dos valores culturais da população próxima e as soluções arquitetônicas que incidiram na viabilidade técnica e econômica da empreitada no intuito de reinserir habitações e comércios aos novos moradores e, assim, revitalizar o centro atualmente abandonado e desqualificado.
Referências
https://www.culturanorte.pt/fotos/editor2/1995__carta_de_lisboa_sobre_a_reabilitacao_urbana_integrada-1%C2%BA_encontro_luso-brasileiro_de_reabilitacao_urbana.pdf. Acesso em 20/11/2019.
CENTURIÃO, Luis Ricardo Michaelsen (1998), “A cidade na América Espanhola aos tempos da conquista e colonização”. Biblos, Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 10, p. 127-135.
DE GRACIA, Francisco. (1992), Construir en lo construido: La arquitectura como modificación. Madrid: Editorial Nerea.
GODOY, Paulo R. (2011), “A cidade no Brasil – período colonial”. Caminhos de Geografia, v.12 , n. 38.
GUTIÉRREZ, Ramòn. (1989), Arquitetura Latino Americana: textos para reflexão e polêmica. São Paulo: Studio Nobel.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. (1963), Raízes do Brasil. Brasília: Editora da UnB.
IANNI, Octávio. (1988), “A questão nacional na América Latina”. Estudos Avançados 2 (1), pp. 5-40.
JACQUES, Paola Berenstein. (2005), “Do especular ao espetacular”. Vitruvius, ano 04, n. 042. Disponível em: https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/04.042/3156
LEMOS, Amalia Inés Geraiges de. (2008), “Cidades, território e memória na América Latina: um olhar através de suas metrópoles”. PatryTer, Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades, 1 (2), pp. 13- 28.
MOURA FILHA, Maria Berthilde. (2010), “De Filipéia à Paraíba: uma cidade na estratégia de colonização do Brasil: Séculos XVI-XVIII”. João Pessoa: IPHAN/Superintendência na Paraíba.
O´GORMAN, Edmundo. (1992), A invenção da América: reflexão da estrutura histórica do Novo Mundo e do sentido do seu devir. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.
PIZZOLATO, Pier Paolo Bertuzzi. (2019), “Intervenção em centro histórico, avaliação de ocupação urbana – modalidade de moradia na américa latina”. Artigo publicado no I Congresso internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina- III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina (6 a 10 de maio de 2019). São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
PREFEITURA de JOÃO PESSOA. (2017), Edital de seleção nº 01/2017. João Pessoa.
VARAGNOLI, Claudio. (2002), “Edifici da Edifici: la ricezione del passato nell’architettura italiana, 1990-2000”. L’industria delle costruzioni XXXVI, n. 368, nov./dic. 2002.
VETRONE, Mariana Lunardi. (2018), Diálogos com a preexistência: leitura crítica de projetos de intervenção no patrimônio cultural edificado em Coimbra nas últimas décadas. Coimbra: Dissertação de mestrado em reabilitação de edifícios.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Pier Paolo Pizzolato
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Cidades, Comunidades e Territórios by DINÂMIA'CET-IUL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 4.0 Unported License.Permissions beyond the scope of this license may be available at mailto:cidades.dinamiacet@iscte.pt.