As consequências imediatas e a longo prazo da pandemia Covid-19 na educação em Portugal

Uma exploração empírica

Autores

Palavras-chave:

educação, desigualdades sociais, reprodução social, pandemia Covid-19

Resumo

A pandemia gerada pela Covid-19 teve impacto em diversas áreas, desocultando e intensificando as desigualdades sociais. O presente artigo analisa a influência da pandemia na reprodução de desigualdades sociais na educação, partindo do reconhecimento do efeito cíclico que a escola assume na reprodução de desigualdades e tendo presente a relação entre os recursos expressos através dos diversos tipos de capitais e o desempenho escolar.

Pretende-se, assim, compreender como a pandemia potenciou a reprodução de desigualdades, tendo em foco o contexto português e analisando as consequências em dois prismas: imediatas e a longo prazo. Sabendo que as desigualdades se apuram também numa perspetiva macro, na medida em que as diferentes desigualdades estão interligadas entre si e que a carência de diferentes capitais tem impacto em várias áreas, nas quais a educação se inclui, quais são os alunos mais penalizados? Que desigualdades são mais tangíveis?

A presente investigação utiliza também como fundamentação empírica uma base de dados que engloba todos os alunos inscritos no sistema de ensino púbico português, nos anos letivos 2018/19 e 2019/20, de forma a explorar as diferenças verificadas no primeiro ano de pandemia, as consequências imediatas. Assim, analisam-se as desigualdades económicas, sociais, escolares e territoriais que a pandemia causou, bem como os seus diferentes impactos nos resultados escolares.

Referências

Alves, J. M. (2008). Os Exames do Ensino Secundário como dispositivos de regulação das aspirações – A ficção meritocrática, a organização da hipocrisia, e as acções insensatas. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.

Bernstein, B. (1971). Class, Codes and Control: Theoretical Studies Towards a Sociology of Language (Volume I). Londres: Routledge.

Bourdieu, P. (2010 [1979]). A Distinção: Uma Crítica da Faculdade do Juízo. Lisboa: Edições 70.

Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1980 [1970]). A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Lisboa: Editora Vega.

Carmo, R. M. do, Tavares, I., & Cândido, A. F. (orgs.) (2020). Um Olhar Sociológico sobre a Crise Covid-19 em Livro. Lisboa: Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte.

Carmo, R. M. do, Tavares, I., & Cândido, A. F. (orgs.) (2022). Que Futuro para a Igualdade? Pensar a Sociedade e o Pós-pandemia. Lisboa: Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte.

Coleman, J. (1966). Equality of Educational Opportunity. Washington: U.S. Government Printing Office.

Costa, A. F. da (2020). Desigualdades Sociais e Pandemia. In R. M. do Carmo, I. Tavares, & A. F. Cândido (orgs.), Um Olhar Sociológico sobre a Crise Covid-19 em Livro. Lisboa: Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte, pp. 4-16.

Gouveia, A. dos S. (2017). Exames Nacionais, Apoios Pedagógicos e Explicações: A Complexa Construção dos Resultados Escolares em Portugal [tese de doutoramento, Universidade de Aveiro].

Hair, J. F., Anderson, R. E., Tatham, R. L., & Black, W. C. (1995). Multivariate Data Analysis With Readings (4th Edition). New Jersey: Prentice-Hall International.

Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS 25. Report Number.

Martins, S. da C. (2020). A Educação e a Covid-19: Desigualdades, Experiências e Impactos de uma Pandemia não Anunciada. In R. M. do Carmo, I. Tavares, & A. F. Cândido (orgs.), Um Olhar Sociológico sobre a Crise Covid-19 em Livro. Lisboa: Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte, pp. 37-55.

Milanovic, B. (2016). Global Inequality: A New Approach for the Age of Globalization. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press.

Pegado, E. (2022), A Saúde é um Direito: Conquistas Inacabadas e Desafios para o Futuro. In R. M. do Carmo, I. Tavares, & A. F. Cândido (orgs.), Que Futuro para a Igualdade? Pensar a Sociedade e o Pós-pandemia. Lisboa: Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte, pp. 43-58.

Tavares, I., Cândido, A. F., Caleiras, J., & Carmo, R. M. do (2022), Mapeamentos das dinâmicas do desemprego: impactos da pandemia da Covid-19 em Portugal continental. Finisterra, 57 (120) (AOP).

Tavares, I. & Carmo, R. M. do (2021). Retorno ao Presencial e Reinvenção do Espaço Escolar: da Pedagogia à Cidadania. In Conselho Nacional de Educação (CNE), Estado da Educação 2020. Lisboa: CNE.

Tavares, I. (2022). A Educação em Tempos de Covid-19: Onde Fica a Desigualdades Entre o Novo e o Antigo Normal?. In R. M. do Carmo, I. Tavares, & A. F. Cândido (orgs.), Que Futuro para a Igualdade? Pensar a Sociedade e o Pós-pandemia. Lisboa: Observatório das Desigualdades, CIES-Iscte, pp. 59-80.

Therborn, G. (2006). Inequalities Of The World. New Theoretical Frameworks, Multiple Empirical Approaches. London: Verso.

UNESCO (2020). Global Education Monitoring Report: Inclusion and Education - All Means All, UNESCO.

Downloads

Publicado

2023-04-10