Economia Política e o Renascimento contemporâneo: desafios e oportunidades

Autores

Palavras-chave:

mapeamento de cosmogonias, recursos visuais da economia política, raciocínio disruptivo, fenómenos renascentistas contemporâneos

Resumo

Em tempos de crise severa, ocorrem fenómenos de emergência, que se caracterizam por repensar de forma disruptiva os pressupostos anteriores, tomados como certos. O objetivo do presente texto é explorar o papel desempenhado pela produção científica do campo da economia política como um contributo relevante para fomentar o debate sobre os fenómenos renascentistas das sociedades contemporâneas, ao nível das cosmogonias dominantes que condicionam a ação e o pensamento políticos. A escola de pensamento da economia institucional aborda as relações sociais e a intersubjetividade como instâncias estruturantes que condicionam o que é e o que não é possível ser pensado, concebido, reconhecido e acionado. As metodologias de pesquisa de inquérito aberto ajudam a abordar a profusão de significados que emergem dos atuais contextos turbulentos. A morte e a decadência fazem parte dos ciclos naturais dos sistemas vivos, dando origem a novas formas de crescimento e a novos modos de existência. A modernidade e o pensamento antigo, nas culturas ocidentais, criaram uma separação entre cosmogonias e cosmovisões que rejeitam ou aceitam o determinismo e o fatalismo. Kairós, entendido como a qualidade e a experiência existencial da passagem do tempo, em oposição a Chronos, a ideia quantitativa e sequencial do tempo, são fundamentais para contrastar as influências deterministas. A questão crucial é que tanto Kairós quanto Chronos, tanto Modernidade quanto Antiguidade, e também influências determinísticas e não determinísticas ajudam a explicar como crises, individuais e coletivas, institucionais e civilizacionais, locais e globais, dão origem à novidade, à emergência e à renovação. Tal efeito renascentista está presente nos tempos atuais.

Referências

Altman, I. (1987). Centripetal and centrifugal trends in psychology. American Psychologist, 42(12), 1058.

Apter, N. (2003). The human being: JL Moreno's vision in psychodrama. International Journal of Psychotherapy, 8(1), 31-36.

Arendt, H. (2013). The human condition. University of Chicago press.

Aronowitz, S. (2014). Technoscience and cyberculture. UK, Routledge.

Bandura, A. (2007). Impeding ecological sustainability through selective moral disengagement. International Journal of Innovation and Sustainable Development, 2(1), 8-35.

Boxer, C. R. (1969). The Portuguese seaborne empire, 1415-1825. London: Hutchinson

Bruno, G. (1964). Cause, Principle and unity. Philosophy Papers.

Castells, M. (2002). Urban sociology in the twenty-first century. Cidades, Comunidades e Territórios, 5.

Collier, P. (2015). Development economics in retrospect and prospect. Oxford Review of Economic Policy, 31(2), 242-258.

Cook, T. (2011). Conatus: a pivotal doctrine at the center of the Ethics. In Spinoza's Ethics (pp. 147-166). Brill.

Cortina, A. (2017). Aporofobia, el rechazo al pobre. Ediciones Paidós.

Crowley, D., Marat-Mendes, T., Falanga, R., Henfrey, T., & Penha-Lopes, G. (2021). Towards a necessary regenerative urban planning. Insights from community-led initiatives for ecocity transformation. Cidades. Comunidades e Territórios, (Sp21).

Crutzen, P. J. (2021). The ‘Anthropocene’(2002). Paul J. Crutzen and the Anthropocene: A New Epoch in Earth’s History, 27-32.

Della Porta, D., Andretta, M., Calle, A., Combes, H., Eggert, N., Giugni, M. G., ... & Marchetti, R. (2015). Global justice movement: Cross-national and transnational perspectives. NY: Routledge.

Duarte, R., Nobre, Â. L., Pimentel, F., & Jacquinet, M. (2021). Broader terms curriculum mapping: Using natural language processing and visual-supported communication to create representative program planning experiences. arXiv preprint arXiv:2102.04811.

Esteves, A. M. (2020). Peace education for the Anthropocene? The contribution of regenerative ecology and the ecovillages movement. Journal of Peace Education, 17(1), 26-47.

Fernández, A. M. (2018). Teatro playback: historias que nos conectan. España: Octaedro.

Franco, M. (2010). Un aristocratico marxista, Luchino Visconti: Il Gattopardo e il Risorgimento. Un aristocratico marxista, Luchino Visconti: Il Gattopardo e il Risorgimento, 57-78.

Fremstedal, R. (2019). Kierkegaard on Hope as Essential to Selfhood. In C. Blöser, & T. Stahl, The Moral Psychology of Hope, 75-92.

Garito, M. A. (2022). The Internet: A New Renaissance for the University. Envisioning Report, 12.

Gingerich, S. D. (2008). Europe's Frenzy: European and Spanish Universality in María Zambrano. CR: The New Centennial Review, 8(3), 189-214.

Han, B. C. (2015). The burnout society. Stanford University Press.

Han, B. C. (2018). The expulsion of the other: Society, perception and communication today. John Wiley & Sons.

Hay, C. (2016). Good in a crisis: the ontological institutionalism of social constructivism. New Political Economy, 21(6), 520-535.

Heidegger, M. (2002). Heidegger: Off the beaten track. Cambridge University Press.

Heller, A. (2002). The Frankfurt School. Rethinking the Frankfurt School: Alternative Legacies of Cultural Critique, SUNY, Albany, 207-21.

Henfrey, T. (2018). Designing for resilience: Permaculture as a transdisciplinary methodology in applied resilience research. Ecology and Society, 23(2).

Henfrey, T., & Ford, L. (2018). Permacultures of transformation: steps to a cultural ecology of environmental action. Journal of Political Ecology, 25(1), 104-119.

Henfrey, T., Feola, G., Penha‐Lopes, G., Sekulova, F., & Esteves, A. M. (2023). Rethinking the sustainable development goals: Learning with and from community‐led initiatives. Sustainable Development, 31(1), 211-222.

Henriques, F. (2010). Concepções filosóficas e representações do feminino: Subsídios para uma hermenêutica crítica da tradição filosófica. Revista Crítica de Ciências Sociais, (89), 11-28.

Henry, M. (1963). L’Essence de la manifestation. PUF, Epiméthée

Husserl, E. (1999). The essential Husserl: Basic writings in transcendental phenomenology. Indiana University Press.

Jaspers, K. (1989). Karl Jaspers on Max Weber. Philosophy Papers.

Johnston, A. (2009). Badiou, Zizek, and political transformations: The cadence of change. Northwestern University Press.

Kennedy, H., & Engebretsen, M. (2020). Introduction: The relationships between graphs, charts, maps and meanings, feelings, engagements. In Data visualization in society, eds. M. Engebretsen & H. Kennedy, 19-32. Amsterdam University Press.

Leiter, B. (2005). The hermeneutics of suspicion: recovering Marx, Nietzsche, and Freud. Public Law Research Paper, (72).

Macedo, P. (2020). Municipalities in Transition - Navigating Through Mitigation and Adaptation. In 7th Climate Change Online Conference (CLIMATE2020).

Mang, P., & Reed, B. (2020). Regenerative development and design. Sustainable Built Environments, 115-141.

Martin, E. G. (1996). Psicologia do encontro. Editora Ágora.

Milhano, Â. (2021). Image, existence and authenticity in the age of social media: an hermeneutical-phenomenological approach. Trans/Form/Ação, 44, 231-250.

Moreno, Z. T. (2014). Drawing the personal perceptual socio-cultural atom: An exercise in sharpening and stretching tele function. The Journal of Psychodrama, Sociometry, and Group Psychotherapy, 62(1), 29-34.

Mumford, L. (1944). Condition of man. Harcourt, Brace & Co., NY.

Munsell, J. F., Bukowski, C. J., Yanez, M., & Allen, J. A. (2021). Urban food forests and community agroforestry systems. North American Agroforestry, 315-335.

Nogueira, C. (2018). Contornos e Tendências das Comunidades Sustentáveis Intencionais em Portugal–uma análise descritiva e exploratória. Chão Urbano, 6, 11-39.

Nogueira, C., Pinto, H., & Marques, J. F. (2019). Innovative and transition potential of intentional sustainable communities. Towards an exploratory conceptual model. Cidades. Comunidades e Territórios, (39).

Olssen, M. (2021). Wittgenstein and Foucault: The limits and possibilities of constructivism. In A Normative Foucauldian (pp. 470-487). Brill.

Ortiz, L. R., Leal, F. M., & Colín, R. (2016). MetaDOC - Catalogación audiovisual y puesta en línea: documentales e investigación; trayectoria y resultados parciales. Revista Photo & Documento, (2).

Pagel, H., Ranke, K., Hempel, F., & Köhler, J. (2014). The use of the concept «global south» in social science & humanities. University of California, Berkeley, 125(13.9).

Parry, J. H. (1990). The Spanish seaborne empire. University of California Press. (First edition, 1966, London: Hutchinson).

Pérez-Troncoso, L. (2022). En Exceso de Futuro. Spain, Círculo Rojo.

Pinto, H., Fernandez-Esquinas, M., & Uyarra, E. (2015). Universities and knowledge-intensive business services (KIBS) as sources of knowledge for innovative firms in peripheral regions. Regional Studies, 49(11), 1873-1891.

Remer, R., Guerrero, J., & Riding-Malon, R. (2013). A chaos theory perspective on psychodrama: reinterpreting Moreno. In Psychodrama (pp. 121-134). Routledge.

Sandel, M. J. (2020). The tyranny of merit: What's become of the common good?. UK: Penguin.

Sandis, C. (2017). Nietzsche on the Good of the Guise. The Philosophers' Magazine, issue 78, 3rd Quarter.

Seyler, F. (2016). Michel Henry. Stanford Encyclopaedia of Philosophy.

Shelburne, W. A. (1988). Mythos and logos in the thought of Carl Jung: The theory of the collective unconscious in scientific perspective. Suny Press.

Sinetskiy, S. B., & Shub, M. L. (2019). Civilizational and Cultural Self-identity as a new kind of personal responsibility in the XXI century. In 6th SWS International Scientific Conferences on social sciences (pp. 3-10).

Solnit, R. (2010). A paradise built in hell: The extraordinary communities that arise in disaster. Penguin.

Stewart, C. (2016). Historicity and anthropology. Annual Review of Anthropology, 45, 79-94.

Umbelino, L. A. (2018). Maine de Biran, The Relationship between the Physical and the Moral in Man, Edited and Translated by Darian Meacham & Joseph Spadola, Bloomsbury, London/Oxford/New York/New Delhi/Sydney, 2016, 210 pp. Revista Filosófica de Coimbra, 27(53), 162-164.

Umbelino, L. A. (2019). Anne Devarieux, L’intériorité réciproque. L’hérésie biranienne de Michel Henry (Grenoble: Millon, 2018), 359 pp. ISBN: 978‑2 84137 343 7. Revista Filosófica de Coimbra, 28(55), 259-262.

Vico, G., Tessitore, F., & Sanna, M. (2000). Giambattista Vico (Vol. 47). Istituto poligrafico e Zecca dello Stato.

Wahl, R. (2022). Agency: The constraint of instrumentality. Journal of Philosophy of Education, 56(4), 505-522.

Waters, D. W. (1966). Maritime History - The Dutch Seaborne Empire 1600–1800, CR Boxer, Hutchinson & Co. Ltd., London.l

Weber, M. (2013). From Max Weber: essays in sociology. Routledge.

Welzer, H. (2011). Mental infrastructures: How growth entered the world and our souls. Berlin: Heinrich Böll Foundation.

Wengrow, D. (2008). Prehistories of commodity branding. Current Anthropology, 49(1), 7-34.

Williams, E. (2022). Balance: Benefit or bromide? Journal of Philosophy of Education, 56, 535– 546.

Zion, M., & Mendelovici, R. (2012). Moving from structured to open inquiry: challenges and limits. Science Education International, 23(4), 383-399.

Downloads

Publicado

2023-04-10