Um olhar atento à perspetiva económica de José Reis

Autores

Palavras-chave:

economia política, instituições, território

Resumo

José Reis é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra. Assumiu cargos de relevância, mas foi sempre na Faculdade de Economia e no Centro de Estudos Sociais desta universidade que encontrou os seus espaços e momentos para a procura de conhecimento. A sua investigação tem inspirado muitos economistas e outros cientistas sociais que procuram respostas complexas aos problemas que atualmente afetam as economias, a iniquidade territorial, as ineficiências institucionais, as limitações de um modelo desequilibrador de capitalismo financeirizado. Não deixando de lecionar ao nível da licenciatura, foi também no ensino pós-graduado, em particular como coordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação que promoveu uma abordagem plural para o estudo das economias. Foi membro fundador e presidente da Associação Portuguesa de Economia Política até 2021. Os primeiros dois mandatos da vida desta associação. Esta entrevista procura oferecer um olhar sobre a perspetiva económica de José Reis, quer sobre o domínio da economia, da ciência económica e do ensino e formação de economistas.

Biografias Autor

Hugo Pinto, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra

Hugo Pinto é economista. Atualmente Professor de Economia Regional e Urbana na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar da Universidade do Algarve. Foi aluno do Professor José Reis no Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação. Interessa-se pelos temas do desenvolvimento regional e inovação.

Professor José Reis, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra

José Reis é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde se licenciou [1978] e doutorou [1989] em Economia com uma tese publicada em livro sob o título "Os Espaços da Indústria: a regulação económica e o desenvolvimento local em Portugal", Porto, Afrontamento, 1992. Em 1998 obteve a Agregação, com uma lição sobre "O institucionalismo económico: crónica sobre os saberes da Economia". É membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas e Cocoordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação.

Referências

Portes, A., Fernández Esquinas, M. (2020). Una mirada más cercana a la perspectiva sociológica de Alejandro Portes, Revista Española de Sociologia, 29, pp. 677-686. http://dx.doi.org/10.22325/fes/res.2020.41.

Downloads

Publicado

2023-04-10