Caracterização Arquitectónica e Construtiva das Cocheiras Santos Jorge, Estoril, Portugal

Autores

  • Abraham Ferreira Araújo Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
  • Alexandra de Carvalho Antunes Universidade Lusíada de Lisboa, Universidade de Lisboa (ARTIS-IHA/FL), Universidade de Aveiro (GeoBioTec), Portugal

Palavras-chave:

calcário, Cocheiras Santos Jorge, construção tradicional, Estoril, Norte Júnior, Villegiatura

Resumo

O edifício da "antiga garagem, cocheira e cavalariça da casa de António Santos Jorge", no Estoril, foi mandado edificar em 1914, segundo traço de Norte Júnior, ampliando assim a área construída afecta à casa de veraneio da família. Caracteriza-se o edifício, arquitectónica e construtivamente, em resultado da sua observação exterior. Saliente-se a impossibilidade de confrontar os elementos recolhidos no exterior com aqueles que uma observação do interior permitiria.

Apresentam-se o seu projecto de construção e a cronologia do edifício para os anos de 1965 a 2005, período de tempo de que o Arquivo da Câmara Municipal de Cascais detém documentação. O principal objectivo deste artigo é contribuir para o conhecimento material e construtivo das Cocheiras Santos Jorge, um singular conjunto actualmente abandonado, e assim concorrer para uma correcta intervenção.

Downloads

Ficheiros Adicionais

Publicado

2015-02-05

Edição

Secção

Artigo de pesquisa