La Structuration des Systèmes Associatifs Locaux de Bien-Être
Palavras-chave:
associações participativas, democracia, economia social, movimentos sociais, políticas sociais, estado-providênciaResumo
Este artigo apresenta, em primeiro lugar, as caracteristicas dos sistemas associativos locais baseando-se em dados empíricos da província do Quebec, no Canadá. A informação, de natureza quantitativa e qualitativa, revela uma grande diversidade dos sistemas associativos locais. Assim, num segundo momento, o texto apresenta uma análise das dimensões que contribuem para essa diversidade. Dois tipos de fenómenos estruturam essa diversidade das associações: os fenómenos estruturais e os fenómenos interpretativos. De entre os fenómenos estruturais, salienta-se o território, a idade das associações, a sua dimensão e o tipo de uso dos serviços. No que diz respeito aos fenómenos interpretativos, encontramos a dinâmica das relações sociais e dos esquemas de interpretação construídos. Finalmente, o texto sublinha o contexto e a capacidade de inovação social destas associações.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Cidades, Comunidades e Territórios by DINÂMIA'CET-IUL is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Proibição de realização de Obras Derivadas 4.0 Unported License.Permissions beyond the scope of this license may be available at mailto:cidades.dinamiacet@iscte.pt.