Boko Haram Insurgency, Youth Mobility and Better Life in the Far North Region of Cameroon
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.3566Resumo
Este artigo descreve a mobilidade dos jovens nos Camarões como um meio de escapar à pobreza e conseguir uma vida melhor. A mobilidade juvenil, embora não seja um fenómeno novo, está a assumir uma nova dimensão devido ao conflito violento do Boko Haram. Para explorar como esta violência afetou a mobilidade, o presente estudo analisa a narração de experiências dos jovens que fugiram do Boko Haram e as suas ideias de como alcançar uma vida melhor, com base em entrevistas realizadas na região do extremo norte dos Camarões. O estudo começa com a origem e regionalização do Boko Haram, seguidas pelo conceito de juventude, a evolução das tendências de mobilidade e a procura de uma vida melhor. Prossegue com as narrações de experiências de fuga, lugares de destino e lança luz sobre os caminhos da mobilidade e as dinâmicas de integração.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.