Unfulfilled Expectations for Making a Better Life: Young Malian men coping with their post deportation adventures
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.3987Resumo
Este artigo oferece uma visão das expectativas não atingidas de jovens malianos que procuraram uma vida melhor na Europa, e ajudar as suas famílias, e acabaram por serem repatriados à força. Traça as trajetórias e representações da vida quotidiana destes homens, explorando as suas experiências e narrativas, e como elas contribuem para os debates académicos sobre juventude, migração e trabalho. Com base em casos de Kita, no sul do Mali, o artigo questiona se estes homens são reenviados para a “idade de espera”, impedidos de obter o estatuto de adulto social. Os dados apresentam potenciais estratégias de adaptação. Muitos falam em emigrar de novo, mas finalmente ficam na sua aldeia. Enquanto alguns mantêm-se em “imobilidade involuntária”, outros enfrentam o suposto fracasso e constroem uma vida melhor onde estão.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.