Elections as Vehicles for Change? Explaining different outcomes of democratic performance and government alternation in Africa1
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.4227Resumo
Eleições regulares melhoram o desempenho da democracia em África? E qual o efeito das eleições nos padrões de competição pelo governo? Respondemos a estas questões através de duas análises empíricas que utilizam uma base de dados original com eleições realizadas em 17 países africanos desde as eleições fundadoras da era multipartidária até 2019. A primeira testa o efeito da alternância no governo no desempenho da democracia, e demonstra que enquanto a alternância no governo nas eleições fundadoras melhora o desempenho da democracia no futuro, a vitória da oposição em eleições subsequentes não produz ganhos democráticos. A segunda examina porquê alguns países experimentam maior alternância no governo e outros menos; e revela que a probabilidade de alternância ao longo do tempo é maior, quando também houve alternância nas eleições fundadoras do multipartidarismo e as eleições são mais competitivas e justas. Estes resultados contribuem para a literatura que associa eleições, democracia e alternância em África.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.