The Role of the Courts in Mitigating Election Violence in Nigeria
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.4407Resumo
A violência ocorre numa ligeira maioria das eleições realizadas na África subsariana. Vários estudos recentes têm analisado a eficácia de diversas intervenções sobre a prevalência de eleições violentas; no entanto, o papel dos tribunais tem sido relativamente menos estudado. Utilizando dados sobre a violência eleitoral durante as eleições nigerianas de 2015 e 2019, examinamos em que condições os tribunais podem moderar a violência associada às eleições. Observamos que contestar com sucesso um resultado eleitoral nos tribunais está relacionado com uma redução da letalidade da violência nas eleições seguintes, mas só se os tribunais forem comummente percebidos como confiáveis. Estes resultados indicam que além de reforçar a capacidade judicial, melhorar a confiança generalizada nas instituições judiciais é fundamental para reduzir a violência eleitoral.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.