Mobilising Natural Resources for Sustainable Development: Copper mining and path dependence in Zambia
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.6393Resumo
Este artigo analisa o papel da exploração de cobre na Zâmbia e examina a excessiva dependência do país em relação a este minério, que é ainda o seu principal produto de exportação. Apesar de esta indústria ser um constructo colonial, ela permanece praticamente inalterada, com atores estrangeiros beneficiando largamente dela em detrimento dos zambianos, especialmente a classe trabalhadora e as pessoas vulneráveis. Devido à dependência da trajetória, as perspetivas de desenvolvimento da Zâmbia continuam presas a um tipo de desenvolvimento assente numa “economia de enclave”. O artigo defende uma via de desenvolvimento alternativa que rompe com a que foi inicialmente estabelecida pelos colonialistas e apela a que os papéis preeminentes sejam desempenhados por atores locais no sector de exploração do cobre.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.