Development Aid, Democracy and Sustainable Development in Malawi – 1964 to date
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.6446Resumo
O objetivo deste artigo é traçar a evolução da ajuda ao desenvolvimento no Malawi desde 1964, quando o país se tornou independente, até à data. Também analisa o desenvolvimento sustentável à luz da democracia no Malawi e as reações locais dos cidadãos. O texto defende que a ajuda ao desenvolvimento deve estar ligada à noção de desenvolvimento local no Malawi. Faz notar que desenvolvimento era uma palavra chave utilizada popularmente durante o reinado do presidente fundador do Malawi, o Dr. Kamuzu Hasting Banda (1964 a 1994). Para Banda, era fundamental ter um desenvolvimento que significava simplesmente segurança alimentar, habitação digna e vestuário. O artigo trata também das respostas dos atores locais à ajuda ao desenvolvimento.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.