A parceria estratégica EU-UA. Uma visão conjunta para uma segurança comum
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.7629Resumo
Num contexto global de elevada complexidade, a relação entre a Europa e África tem enfrentado, recentemente, alguns desafios securitários. Apesar de as cimeiras EU-Africa ou EU-UA procurarem contribuir para um reforço da cooperação estratégica entre organizações, esta não tem tido grande sucesso. Neste contexto, o artigo, baseado numa análise documental e na necessidade de responder aos desafios do futuro, aponta para uma necessidade de adotarmos uma visão conjunta dos problemas securitários e procurar soluções conjuntas, integradas e estratégicas. O maior desafio para o futuro na relação EU-UA será construir uma verdadeira parceria estratégica e colaborar na adoção de uma visão conjunta que contribua para melhorar a capacidade de resposta integrada aos problemas securitários emergentes que afetam o espaço euro-africano.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Cadernos de Estudos Africanos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.