Populismo e Autoritarismo – Uma breve reflexão teórica
DOI:
https://doi.org/10.4000/cea.7712Resumo
O século XXI caracteriza-se por um reaparecimento de soluções populistas em diversos espaços geográficos do mundo. Este fenómeno não adota um modelo único, sendo caracterizado por uma diversidade de medidas, regras, intensidades e caminhos, quanto à implementação de modelos de governação populistas. O atual contexto de medição da qualidade das democracias impele-nos a aprofundar o estudo em torno dos sistemas políticos e dos diversos elementos utilizados para aferir os regimes democráticos. Na literatura existente podemos encontrar diversos contributos sobre a evolução dos regimes políticos e sobre a análise do exercício do poder político, centrando-se o presente contributo em três tópicos: discussão sobre o conceito de “populismo” no quadro das democracias contemporâneas, enquadramento do populismo na dimensão plural de funcionamento das democracias e o progressivo espaço que o populismo tem conquistado no quadro de regimes políticos mais instáveis.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Cadernos de Estudos Africanos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.