Participação e Políticas Sociais em Portugal sob o Espectro de Amílcar Cabral
DOI:
https://doi.org/10.15847/cea48.40197Resumo
O conhecimento local e a promoção de participação pode empoderar minorias e grupos desprivilegiados, e melhorar as políticas sociais europeias. O artigo investiga o legado de Cabral em Portugal. As ações de Cabral influenciaram o resultado da revolução Portuguesa no passado, e hoje, a sua memória pode ser crucial na construção ou consolidação de lideranças afro-descendentes ou de grupos menos privilegiados. Minorias organisadas podem providenciar ou negociar melhores políticas sociais ao identificar e prioritarizar necessidades sociais. Organizações da sociedade civil e políticas sociais podem trazer transformações ao interagir com as populações e bairros tradicionalmente negligenciados.
Palavras-chave: Conhecimento local; participação; política social; afro-descendentes; Portugal
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Cadernos de Estudos Africanos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.