Populismo autoritário sob os antigos movimentos de libertação na África Austral
DOI:
https://doi.org/10.15847/cea47.41474Resumo
Os movimentos de libertação que substituíram regimes de minoria branca na África Austral, com o apoio de um movimento de solidariedade internacional, têm, retrospetivamente, falhado em cumprir com as expectativas que outrora prometeram. A transição rumo à governação pela maioria abriu caminho a um novo projeto de elite, com menos benefícios para a população comum do que aquilo que originalmente se esperava. Este artigo analisa criticamente aquilo que pode ser considerado como os limites para a libertação, procurando explicar o contexto e legado da luta pela autodeterminação no que concerne aos fracassos de uma verdadeira emancipação.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Cadernos de Estudos Africanos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.