Carlos Lopes. The Self-Deception Trap. Exploring the Economic Dimensions of Charity Dependency within Africa-Europe Relations. Cham: Springer. 2024. 252 pp.
DOI:
https://doi.org/10.15847/cea48.41889Resumo
Após quase três décadas de serviço público internacional como Diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) e Secretário-Geral Adjunto da Organização das Nações Unidas (“ONU”), o Professor Carlos Lopes regressou da prática ao mundo académico. Atualmente a lecionar na Universidade da Cidade do Cabo, na Escola de Governação Pública Nelson Mandela, também negociou com a Europa como representante da União Africana (UA). O seu percurso faz dele um pensador ideal sobre as relações institucionais de poder, nomeadamente entre a África e a Europa.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Cadernos de Estudos Africanos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autorizo a publicação do artigo/recensão submetido do qual sou autor.
Declaro ainda que o presente artigo é original, que não foi objecto de qualquer tipo de publicação, e cedo em exclusivo os direitos de publicação à revista Cadernos de Estudos Africanos. A reprodução do artigo, no todo ou em parte, noutras publicações ou noutros suportes depende de autorização prévia da editora Centro de Estudos Internacionais do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.