Educação e Política em Angola. Uma proposta de diferenciação social

Autores

  • Maria João da Silva Mendes Ferreira Centro de Estudos Africanos/ISCTE

Palavras-chave:

Angola, sistema educacional, escola

Resumo

No presente texto pretende-se mostrar que a educação é um indicador válido quando se pretende avaliar as transições políticas. Contudo, na investigação na qual se inclui o presente texto, os objectivos são mais vastos, pretendendo-se igualmente demonstrar a importância da educação para o desenvolvimento e chegar a uma tipologia das escolas em Angola. Na transição política entre um sistema socialista e um sistema capitalista, as estratégias de acesso à educação permitem distinguir diferentes classes sociais e diferentes realidades educacionais. A sociedade reconhece que a educação é o principal veículo de mobilidade social pelo que as famílias desenvolvem estratégias que lhes permitem resolver os seus problemas de educação.

Referências

M. ADLER (1970), «Luta de Classes e Educação», in A Educação como prática política, Lisboa, Moraes Editores.

M. ARRUDA (1978), «Uma Educação para as Sociedades Africanas Independentes», in Economia e Socialismo, n.º 30, pp. 18-29.

M. BRAY (1991), «Émergence d’une Théorie dans un Domaine d’Étude Nouveau», in Perspectives, vol. XXI (4), pp. 557-572.

BANCO MUNDIAL (1988), Angola. Análise Económica Introdutória, II vol., Luanda, PNUD.

BANCO MUNDIAL (1988), L’ Éducation en Afrique subsaharienne, Washington.

B. BECKMANN (1989), «Whose Democracy? Bourgeois versus Popular Democracy», in Review of African Political Economy, 45/46, pp. 83-97.

DOI : 10.1080/03056248908703828

M. CARNOY & J. SAMOFF (1990), Education and Social Transition in the Third World, Princeton, Princeton University Press.

DOI : 10.1515/9781400860692

C. CHARNEY (1987), «Political Power & Social Class in the neo-colonial African State», in Review of African Political Economy, 38, pp. 48-65.

DOI : 10.1080/03056248708703713

Patrick DIAS (1990), «Educação e Desenvolvimento na África Subsahariana. Desajustamentos conceptuais e logros ideológicos», in Revista Internacional de Estudos Africanos, 12-13, pp. 263-320.

Philippe FOSTER (1980), «Education and social inequality in Sub-sahara Africa», in Journal of Modern African Studies, 18(2), pp. 201-236.

Anthony GIDDENS (1984), «Divisão da sociedade em classes e transformação social», in Sociologia, uma breve, porém crítica introdução, Rio de Janeiro, Zahar, pp. 46-61.

Anthony GIDDENS (1988), «As dimensões da modernidade», in Sociologia, Problemas e Práticas, 4, pp. 237-251.

A. H. HALSEY (1990), «Education Systems and Economy», in A. MARTELLI & N. SMELSER, Economy and Society, London, Sage.

Björn HETTNE (1990), Development Theory and the Three Worlds, New York, D. J. Dwyer. Axelle KABOU (1991), Et si l’Afrique refusait le Développment?, Paris, L’Harmattan. Bernard LUGAN (1995), Afrique, de la Colonisation Philantropique à la Recolonisation Humanitaire, France, Christian de Bartillat.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA (1997), Gabinete de Estudos e Planeamento, «Situação Educacional em Angola, Ano Lectivo 1996», Luanda, Agosto 1997, (texto policopiado)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA (1997), I Projecto de Educação, «Necessidades de Formação de Professores do Ensino Primário e Secundário e Preparação de um Programa de Reorganização dos INE», Relatório Final, Luanda, Outubro 1997 (texto policopiado).

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA (1998), I Projecto de Educação, Estudo 4, «Carta Escolar de Angola, Província de Cabinda», Relatório Final, Luanda, Janeiro 1998 (texto policopiado).

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA (1998), I Projecto de Educação, Estudo 4, «Carta Escolar de Angola, Província de Luanda», Relatório Final, Luanda, Janeiro 1998 (texto policopiado).

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA (1998), I Projecto de Educação, Estudo 4, «Organização Pedagógica nas Escolas Secundárias do Ensino Médio Técnico», Relatório Final, Luanda, Janeiro 1998 (texto policopiado).

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA (1998), «Estudo sobre os custos e financiamento da educação em Angola, Relatório Final, Primeira Parte-Ministério da Educação e Ensino Não Superior», Luanda, Fevereiro 1998 (texto policopiado).

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE ANGOLA (1998), «Estudo sobre os custos e financiamento da educação em Angola, Relatório Final, Segunda Parte-Ensino Superior», Luanda, Fevereiro1998 (texto policopiado).

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE MOÇAMBIQUE (1994), Direcção de Planificação, «Indicadores Educacionais e Efectivos Escolares; Ensino Primário, 1983-1992», Maputo.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE MOÇAMBIQUE (1996), Direcção de Planificação, Estatística da Educação, «Aproveitamento Escolar – 1995», Maputo, (texto policopiado)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE MOÇAMBIQUE (1997), «Plano Estratégico de Educação 1997-2001», (texto policopiado).

Ana Piedade MONTEIRO & Alexandrino JOSÉ [eds.] (1995), Organizações Não Governamentais. Faces e Contra Faces na Identidade Civil Moçambicana, Maputo.

E. Wayne NATZIGER (1990), «African Capitalism, state power and economic development», in The Journal of Modern African Studies, 28, pp. 141-150.

REPÚBLICA DE ANGOLA (1998), «Ante-Projecto de bases do Sistema de Educação», Luanda, (texto policopiado).

A. RWOMIRE (1992), «Éducation et Développment: perspectives africaines», in Perspectives, vol. XXII, 2(82), pp. 261-274.

Joel SAMOFF (1997), «Whose Sector Programme? Whose Responsibility?», in Observations from recent education sector analyses in Africa, prepared for the Swedish International Development Cooperation Agency.

Américo Ramos SANTOS (1984), «Problemas de Desenvolvimento de Recursos Humanos em África. O caso dos Países Africanos de Expressão Oficial Portuguesa», in Economia e Socialismo, 60, pp. 15-23.

Américo Ramos SANTOS (1990), «Ajustamento Estrutural e Desenvolvimento em África», in Revista Economia e Sociedade, 2, pp. 179-200.

A. SCHWARZ (1974), «Mythe et Realité des Bureaucraties Africaines», in Canadien Journal of African Studies, 8(2), pp. 255-284.

UNESCO (s.d.), Projecto: «Promoção da Transformação Curricular da Educação Básica em Moçambique, 1996-2001», (texto policopiado).

Downloads

Publicado

2016-02-25

Edição

Secção

Artigos